RIBEIRO, Maria Elisabete Regis. A importância da leitura e escrita na educação infantil. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27147>. Acesso em: 22/11/2024 23:00
A educação infantil atualmente se orienta por uma função pedagógica, que tem por obrigação compreender que essa etapa da educação básica desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita das crianças, levando em conta que esse é um processo de construção de conhecimento inerente à infância, que não pode ser ignorado. São indiscutíveis as contribuições da pré-escola e do educador na construção e estruturação desse processo, auxiliando o aluno na formação de sua autonomia. O presente artigo foi elaborado com base em uma pesquisa realizada com professores da educação infantil com alunos entre 4 e 5 anos de uma escola da rede privado do município de cabedelo/PB. Tal pesquisa busca avaliar como vem ocorrendo esse processo de ensino e aprendizado dos alunos da educação infantil, tendo por objetivo não apenas avaliar o processo, mas conscientizar os professores a respeito da importância do processo de leitura e escrita nas séries iniciais, baseando-se na proposta apresentada por Emília Ferreiro. Para a elaboração da pesquisa foi utilizado o método qualitativo com estudo de caso, visando compreender os processos vividos no cotidiano em suas diversas modalidades, para viabilizar tal método foram utilizados questionários. Por meio desta pesquisa ficou evidente o quanto a leitura e a escrita são importantes para o desenvolvimento dos alunos, influenciando em toda a sua vida escolar. Podemos constatar que os métodos utilizados pelos professores são praticamente idênticos, ainda fixos nos métodos tradicionais, dificultando de certa forma o aprendizado do aluno, o que explica a grande dificuldade apresentada pelos alunos que vem sendo alfabetizados e também posteriormente em outras etapas, reafirmando a necessidade de uma mudança na estruturação das metodologias de ensino utilizadas em sala de aula.