A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27147 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 631 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil atualmente se orienta por uma função pedagógica, que tem por obrigação compreender que essa etapa da educação básica desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita das crianças, levando em conta que esse é um processo de construção de conhecimento inerente à infância, que não pode ser ignorado. São indiscutíveis as contribuições da pré-escola e do educador na construção e estruturação desse processo, auxiliando o aluno na formação de sua autonomia. O presente artigo foi elaborado com base em uma pesquisa realizada com professores da educação infantil com alunos entre 4 e 5 anos de uma escola da rede privado do município de cabedelo/PB. Tal pesquisa busca avaliar como vem ocorrendo esse processo de ensino e aprendizado dos alunos da educação infantil, tendo por objetivo não apenas avaliar o processo, mas conscientizar os professores a respeito da importância do processo de leitura e escrita nas séries iniciais, baseando-se na proposta apresentada por Emília Ferreiro. Para a elaboração da pesquisa foi utilizado o método qualitativo com estudo de caso, visando compreender os processos vividos no cotidiano em suas diversas modalidades, para viabilizar tal método foram utilizados questionários. Por meio desta pesquisa ficou evidente o quanto a leitura e a escrita são importantes para o desenvolvimento dos alunos, influenciando em toda a sua vida escolar. Podemos constatar que os métodos utilizados pelos professores são praticamente idênticos, ainda fixos nos métodos tradicionais, dificultando de certa forma o aprendizado do aluno, o que explica a grande dificuldade apresentada pelos alunos que vem sendo alfabetizados e também posteriormente em outras etapas, reafirmando a necessidade de uma mudança na estruturação das metodologias de ensino utilizadas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, APRENDIZADO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1574_23032017224225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELISABETE REGIS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELISABETE" "autor_email" => "elisabete0934@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27147 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 631 "inscrito_id" => 1574 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil atualmente se orienta por uma função pedagógica, que tem por obrigação compreender que essa etapa da educação básica desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita das crianças, levando em conta que esse é um processo de construção de conhecimento inerente à infância, que não pode ser ignorado. São indiscutíveis as contribuições da pré-escola e do educador na construção e estruturação desse processo, auxiliando o aluno na formação de sua autonomia. O presente artigo foi elaborado com base em uma pesquisa realizada com professores da educação infantil com alunos entre 4 e 5 anos de uma escola da rede privado do município de cabedelo/PB. Tal pesquisa busca avaliar como vem ocorrendo esse processo de ensino e aprendizado dos alunos da educação infantil, tendo por objetivo não apenas avaliar o processo, mas conscientizar os professores a respeito da importância do processo de leitura e escrita nas séries iniciais, baseando-se na proposta apresentada por Emília Ferreiro. Para a elaboração da pesquisa foi utilizado o método qualitativo com estudo de caso, visando compreender os processos vividos no cotidiano em suas diversas modalidades, para viabilizar tal método foram utilizados questionários. Por meio desta pesquisa ficou evidente o quanto a leitura e a escrita são importantes para o desenvolvimento dos alunos, influenciando em toda a sua vida escolar. Podemos constatar que os métodos utilizados pelos professores são praticamente idênticos, ainda fixos nos métodos tradicionais, dificultando de certa forma o aprendizado do aluno, o que explica a grande dificuldade apresentada pelos alunos que vem sendo alfabetizados e também posteriormente em outras etapas, reafirmando a necessidade de uma mudança na estruturação das metodologias de ensino utilizadas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO, APRENDIZADO, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1574_23032017224225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELISABETE REGIS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELISABETE" "autor_email" => "elisabete0934@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }