Ponderaremos o comportamento dos leitores a partir dos comentários da postagem “Assassinando a Língua Portuguesa” no blog educativo “Debatendo a Educação”. Tendo em vista que as novas formas de ler e escrever ocasionaram o surgimento dos níveis de interação, o estudo voltou-se a analisar o comportamento dos leitores comentadores no blog. Dessa maneira, ao investigar como se estabelece a interação entre os sujeitos que leem o blog educativo, categorizamos e identificamos os tipos de interações estabelecidas a partir de um post, intitulado “Assassinando a Língua Portuguesa” e quatro comentários do blog “Debatendo a Educação”. Para a análise das categorias de interação tomamos como base a teoria de Souza (2007), a definição das práticas de letramento de Soares (1999/2002) e Ribeiro (2010), o estudo de blog de Reis (2007) e do gênero comentário as concepções de Koche (2010). As novas formas de ler e escrever, presente no blog, transformaram as estratégias de leitura e escrita do leitor, ocasionando o surgimento dos níveis de interação que delimitamos neste estudo pelas categorias: i) comentários pertinentes; e ii) comentários inesperados. Essas categorias foram elencadas por diferenciarem o comportamentos dos leitores no blog que demonstraram tanto o domínio sobre a utilização do gênero, comentários consistentes ao comentarem ou criticarem o objeto analisado de modo progressivo, participações coerentes que desencadeou novas informações, como também ao interagirem, mesmo dentro de um processo superordenado na escrita, fugiram ao tema abordado no marcador. As análises realizadas apontam que as interações apresentam diferentes tipos de participações e que, em alguns comentários, as orientações de sentido fogem ao tema abordado.