A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27149 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 625 "inscrito_id" => 731 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS" "resumo" => "A ideia de apresentar diversos gêneros dentro da sala de aula, muito discutida atualmente, busca contribuir para uma mudança na perspectiva de leitura e produção textual dos alunos, assim como proporcionar um ensino completo, onde o aluno tenha acesso ao todo e não apenas a fragmentos. O presente artigo tem por objetivo discorrer a respeito da importância das sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais dentro da sala de aula, tendo como bases norteadoras a proposta apresentada por Koch, juntamente com as concepções de linguagens e gêneros apresentados por Marcuschi, também presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Este trabalho consiste em demostrar não apenas a elaboração, mas a importância da elaboração de uma sequência didática para o planejamento das etapas de trabalho com o aluno, e o próprio trabalho com a leitura e escrita, juntamente com os aspectos gramaticais incorporados a um gênero, reafirmando o trabalho em conjunto dessas áreas. Aqui buscamos destacar a sequência didática não apenas como algo focado na produção textual, mas como um agente contribuinte para o ensino da gramática fora dos padrões da metalinguagem, utilizando-se da metalinguística para trabalhar a gramática em uso. Mediante os pressupostos apresentados chegamos à conclusão que a principal finalidade de se utilizar as sequências didáticas, não é apenas proporcionar ao aluno a capacidade e o conhecimento necessário para realizar todas as tarefas e etapas para a produção de um gênero, mas também proporcionar uma estrutura que permite ao professor auxiliar o aluno em todo esse processo, se valendo de uma amplitude para o desenvolvimento do aluno, levando-o a refletir sobre diversos assuntos, utilizando os gêneros textuais como pontes para o aprendizado de diversos conteúdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNERO, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID731_23032017223135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINA REGIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAROL" "autor_email" => "karolina0715@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27149 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 625 "inscrito_id" => 731 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE GÊNEROS" "resumo" => "A ideia de apresentar diversos gêneros dentro da sala de aula, muito discutida atualmente, busca contribuir para uma mudança na perspectiva de leitura e produção textual dos alunos, assim como proporcionar um ensino completo, onde o aluno tenha acesso ao todo e não apenas a fragmentos. O presente artigo tem por objetivo discorrer a respeito da importância das sequências didáticas para o ensino de gêneros textuais dentro da sala de aula, tendo como bases norteadoras a proposta apresentada por Koch, juntamente com as concepções de linguagens e gêneros apresentados por Marcuschi, também presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Este trabalho consiste em demostrar não apenas a elaboração, mas a importância da elaboração de uma sequência didática para o planejamento das etapas de trabalho com o aluno, e o próprio trabalho com a leitura e escrita, juntamente com os aspectos gramaticais incorporados a um gênero, reafirmando o trabalho em conjunto dessas áreas. Aqui buscamos destacar a sequência didática não apenas como algo focado na produção textual, mas como um agente contribuinte para o ensino da gramática fora dos padrões da metalinguagem, utilizando-se da metalinguística para trabalhar a gramática em uso. Mediante os pressupostos apresentados chegamos à conclusão que a principal finalidade de se utilizar as sequências didáticas, não é apenas proporcionar ao aluno a capacidade e o conhecimento necessário para realizar todas as tarefas e etapas para a produção de um gênero, mas também proporcionar uma estrutura que permite ao professor auxiliar o aluno em todo esse processo, se valendo de uma amplitude para o desenvolvimento do aluno, levando-o a refletir sobre diversos assuntos, utilizando os gêneros textuais como pontes para o aprendizado de diversos conteúdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNERO, CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID731_23032017223135.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KAROLINA REGIS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KAROL" "autor_email" => "karolina0715@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }