Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DAS RELAÇÕES ENTRE A POESIA ESCRITA (POEMAS) E A POESIA CANTADA (LETRAS DE MÚSICA)

Palavra-chaves: LITERATURA, LEITURA, POESIA, MÚSICA Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A leitura literária, em especial dos gêneros líricos, ainda é um desafio na sala de aula, embora os esforços em se promover práticas de letramento cada vez mais complexas. O contato com a palavra metaforizada não só humaniza, mas também propicia nova visão de mundo, adoção de posicionamentos e criticidade. Todavia, a poesia ainda é um tabu para muitos e motivo de aversão para leitores mais jovens, dada a sua natureza condensada e plurissignificativa ser considerada difícil, revelado no pouco espaço ofertado no contexto escolar para este gênero. Diante deste cenário desafiador, formar leitores proficientes que possam desfrutar do prazer estético oriundo da palavra, requer práticas que possam aproximar o universo poético e literário do universo jovem. Para tanto, aproximar poesia escrita (poemas) da poesia cantada (música) revela-se uma estratégia com a qual possamos promover a apreciação estética e o prazer literário fruto do trabalho com a palavra elevada a sua máxima significação. A canção, enquanto gênero que circula socialmente é acessível à uma grande maioria, possibilita contato mais direto com os versos, rimas, musicalidade e, essencialmente, a poesia. A aproximação entre poema escrito e letras de música nos revela gêneros distintos, mas que mantêm correspondências quanto ao trabalho com a palavra ressignificada. Como consta na história da Literatura, desde a antiguidade encontramos registros da poesia acompanhada por instrumentos musicais, na Idade Média, nossos poetas compunham as cantigas de Amor, Amigo e escárnio, até chegarmos ao auge da MPB, quando muitos poemas foram musicados, e as letras de canção elevaram a palavra atribuindo-lhe novos significados. Portanto, a partir desde estudo tendo como referência o aporte bibliográfico dos principais teóricos desta área, não pretendemos igualar tais criações, que surgiram mediante contextos específicos, mas relacionar aspectos que as tornam afins, a palavra metaforizada; e a partir disto, ampliar o universo de leituras literárias. Deste modo, objetivamos mediante este estudo manter tais relações entre poesia e música tendo em vista despertar o prazer de leitores iniciantes pela poesia, por textos literários, propiciar a fruição estética, reverberações e consequentemente ampliar não só as habilidades de leituras, mas também as sócias comunicativas.

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