FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE LETRAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27359 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE LETRAS" "resumo" => "Formação docente é um tema bastante relevante e está sempre sendo discutido nos debates acadêmicos e nos eventos que tratam de educação, aqui partimos do pressuposto de que o conceito de epistemologia da prática tem influenciado amplamente as práticas de formação de professores e a pesquisa em educação, no Brasil, nas últimas décadas. Uma boa formação é essencial na carreira dos profissionais da docência, pois garante o êxito do trabalho e o cumprimento do ofício do professor, bem como a consolidação de uma sociedade justa e igualitária. Discutir a respeito da formação inicial do aluno de Letras é essencial, pois é durante essa formação que o professor adquire conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, que o levam ao aperfeiçoamento de suas práticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca investigar a formação dos estudantes de Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas, tomando como categorias de análise citadas no nosso referencial teórico que tomam como base os conceitos de epistemologia da prática docente (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SAIANI, 2004). Nosso campo de pesquisa será a FAINTVISA - campus Vitória de Santo Antão e os sujeitos serão os estudantes, professores em formação, do curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas. Dessa forma, espera-se saber como está a formação desses futuros professores, pois teremos uma visão geral dessa formação que vai desde a matriz curricular, passando pelo plano do curso e, por fim, os alunos. Como base metodológica traremos a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955), tendo o Ciclo da Experiência Kellyana como caminho metodológico para coleta e construção dos dados. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências GPEC-IFPE e do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura PDVL-IFPE, campus Vitória de Santo Antão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA, CURSO DE LETRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID172_01022017225822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO CARLOS" "autor_email" => "eduardo_lima18@live.com" "autor_ies" => "FAINTVISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27359 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE LETRAS" "resumo" => "Formação docente é um tema bastante relevante e está sempre sendo discutido nos debates acadêmicos e nos eventos que tratam de educação, aqui partimos do pressuposto de que o conceito de epistemologia da prática tem influenciado amplamente as práticas de formação de professores e a pesquisa em educação, no Brasil, nas últimas décadas. Uma boa formação é essencial na carreira dos profissionais da docência, pois garante o êxito do trabalho e o cumprimento do ofício do professor, bem como a consolidação de uma sociedade justa e igualitária. Discutir a respeito da formação inicial do aluno de Letras é essencial, pois é durante essa formação que o professor adquire conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, que o levam ao aperfeiçoamento de suas práticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca investigar a formação dos estudantes de Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas, tomando como categorias de análise citadas no nosso referencial teórico que tomam como base os conceitos de epistemologia da prática docente (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SAIANI, 2004). Nosso campo de pesquisa será a FAINTVISA - campus Vitória de Santo Antão e os sujeitos serão os estudantes, professores em formação, do curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas. Dessa forma, espera-se saber como está a formação desses futuros professores, pois teremos uma visão geral dessa formação que vai desde a matriz curricular, passando pelo plano do curso e, por fim, os alunos. Como base metodológica traremos a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955), tendo o Ciclo da Experiência Kellyana como caminho metodológico para coleta e construção dos dados. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências GPEC-IFPE e do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura PDVL-IFPE, campus Vitória de Santo Antão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA, CURSO DE LETRAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID172_01022017225822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO CARLOS" "autor_email" => "eduardo_lima18@live.com" "autor_ies" => "FAINTVISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }