Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE LETRAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA, CURSO DE LETRAS Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
"2017-04-27 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27359
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE LETRAS"
    "resumo" => "Formação docente é um tema bastante relevante e está sempre sendo discutido nos debates acadêmicos e nos eventos que tratam de educação, aqui partimos do pressuposto de que o conceito de epistemologia da prática tem influenciado amplamente as práticas de formação de professores e a pesquisa em educação, no Brasil, nas últimas décadas. Uma boa formação é essencial na carreira dos profissionais da docência, pois garante o êxito do trabalho e o cumprimento do ofício do professor, bem como a consolidação de uma sociedade justa e igualitária. Discutir a respeito da formação inicial do aluno de Letras é essencial, pois é durante essa formação que o professor adquire conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, que o levam ao aperfeiçoamento de suas práticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca investigar a formação dos estudantes de Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas, tomando como categorias de análise citadas no nosso referencial teórico que tomam como base os conceitos de epistemologia da prática docente (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SAIANI, 2004). Nosso campo de pesquisa será a FAINTVISA - campus Vitória de Santo Antão e os sujeitos serão os estudantes, professores em formação, do curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas. Dessa forma, espera-se saber como está a formação desses futuros professores, pois teremos uma visão geral dessa formação que vai desde a matriz curricular, passando pelo plano do curso e, por fim, os alunos. Como base metodológica traremos a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955), tendo o Ciclo da Experiência Kellyana como caminho metodológico para coleta e construção dos dados. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências GPEC-IFPE e do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura PDVL-IFPE, campus Vitória de Santo Antão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA, CURSO DE LETRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID172_01022017225822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO CARLOS"
    "autor_email" => "eduardo_lima18@live.com"
    "autor_ies" => "FAINTVISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27359
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE LETRAS"
    "resumo" => "Formação docente é um tema bastante relevante e está sempre sendo discutido nos debates acadêmicos e nos eventos que tratam de educação, aqui partimos do pressuposto de que o conceito de epistemologia da prática tem influenciado amplamente as práticas de formação de professores e a pesquisa em educação, no Brasil, nas últimas décadas. Uma boa formação é essencial na carreira dos profissionais da docência, pois garante o êxito do trabalho e o cumprimento do ofício do professor, bem como a consolidação de uma sociedade justa e igualitária. Discutir a respeito da formação inicial do aluno de Letras é essencial, pois é durante essa formação que o professor adquire conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, que o levam ao aperfeiçoamento de suas práticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca investigar a formação dos estudantes de Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas, tomando como categorias de análise citadas no nosso referencial teórico que tomam como base os conceitos de epistemologia da prática docente (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SAIANI, 2004). Nosso campo de pesquisa será a FAINTVISA - campus Vitória de Santo Antão e os sujeitos serão os estudantes, professores em formação, do curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas. Dessa forma, espera-se saber como está a formação desses futuros professores, pois teremos uma visão geral dessa formação que vai desde a matriz curricular, passando pelo plano do curso e, por fim, os alunos. Como base metodológica traremos a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955), tendo o Ciclo da Experiência Kellyana como caminho metodológico para coleta e construção dos dados. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências GPEC-IFPE e do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura PDVL-IFPE, campus Vitória de Santo Antão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA, CURSO DE LETRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA2_ID172_01022017225822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO CARLOS"
    "autor_email" => "eduardo_lima18@live.com"
    "autor_ies" => "FAINTVISA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Formação docente é um tema bastante relevante e está sempre sendo discutido nos debates acadêmicos e nos eventos que tratam de educação, aqui partimos do pressuposto de que o conceito de epistemologia da prática tem influenciado amplamente as práticas de formação de professores e a pesquisa em educação, no Brasil, nas últimas décadas. Uma boa formação é essencial na carreira dos profissionais da docência, pois garante o êxito do trabalho e o cumprimento do ofício do professor, bem como a consolidação de uma sociedade justa e igualitária. Discutir a respeito da formação inicial do aluno de Letras é essencial, pois é durante essa formação que o professor adquire conhecimentos, tanto teóricos quanto práticos, que o levam ao aperfeiçoamento de suas práticas. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca investigar a formação dos estudantes de Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas, tomando como categorias de análise citadas no nosso referencial teórico que tomam como base os conceitos de epistemologia da prática docente (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; SAIANI, 2004). Nosso campo de pesquisa será a FAINTVISA - campus Vitória de Santo Antão e os sujeitos serão os estudantes, professores em formação, do curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas. Dessa forma, espera-se saber como está a formação desses futuros professores, pois teremos uma visão geral dessa formação que vai desde a matriz curricular, passando pelo plano do curso e, por fim, os alunos. Como base metodológica traremos a Teoria dos Construtos Pessoais (KELLY, 1955), tendo o Ciclo da Experiência Kellyana como caminho metodológico para coleta e construção dos dados. Este artigo é parte de uma pesquisa desenvolvida no Grupo de Pesquisas em Ensino de Ciências GPEC-IFPE e do Programa Internacional Despertando Vocações para Licenciatura PDVL-IFPE, campus Vitória de Santo Antão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.