Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

Visualizações: 196
O ESTUDO DIALÓGICO – DISCURSIVO NAS AULAS DE ENSINO MÉDIO: O TOM VALORATIVO EM ARTIGOS DE OPINIÃO

Palavra-chaves: GÊNEROS DO DISCURSO, TOM VALORATIVO, ARTIGO DE OPINIÃO Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM

Resumo

O presente trabalho contempla um estudo dialógico do gênero discursivo artigo de opinião. Partimos do pressuposto de que os gêneros são tipos de enunciados relativamente estáveis, caracterizados por um conteúdo temático, uma construção composicional e um estilo. Sabemos, também, norteados por Bakhtin que o gênero sofre transformações de acordo com sua historicidade e postura no enunciado concreto, para o referido estudioso “cada enunciado particular é individual, mas cada campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso” (p.262). Sendo assim, o objetivo do trabalho é: analisar enunciados de dois artigos de opinião, sobre o tema política, produzidos por dois alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Campina Grande, a partir de duas concepções teóricas da Análise Dialógica do Discurso, a saber: a noção de gêneros do discurso e de tom valorativo. Sobre os resultados destacamos que os gêneros analisados são construídos por tons valorativos que, por se situarem historicamente e por, concretamente, convocarem sentidos, possibilitam a compreensão dialógica dos posicionamentos ideológicos, dos discentes, no processo de ensino de produção textual escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.