DUARTE, Nayara Araujo. A escrita em sala de aula: o texto dissertativo-argumentativo. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27131>. Acesso em: 23/11/2024 00:42
Na sociedade contemporânea, o contato com a escrita formal está, cada dia mais, distante da realidade da maioria dos estudantes da educação básica, limitado, na maioria das vezes, às mídias virtuais como redes sociais e mensagens de texto. Entretanto, a escola, como principal agência de letramento (Cf. SILVA, 2009; ROJO, 2001), precisa dar atenção necessária à escrita formal, atendendo às necessidades de ampliação dos conhecimentos linguísticos dos educandos, bem como a compreensão dos elementos que estão em torno do texto como, por exemplo, situação comunicativa, leitor etc, ou seja, o texto na perspectiva dos gêneros textuais. (Cf. MARCUSCHI, 2010; 2008) Mediante a este contexto e atendendo às demandas colocadas pelo ENEM para o Ensino Médio, desenvolvemos uma sequência de atividades com alunos de 2º ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual na cidade de Campina Grande - Paraíba abordando o texto dissertativo-argumentativo, na perspectiva de gênero textual. Este trabalho, portanto, visa descrever e refletir sobre as ações propostas pela sequência e atividades executadas em sala de aula. Ao final das atividades, percebemos que houve uma significativa melhora tanto no aspecto da escrita formal como na compreensão do texto dissertativo-argumentativo como um gênero por parte dos alunos. Tais resultados nos levam a perceber que o trabalho com a leitura e a escrita na perspectiva dos gêneros textuais é de extrema importância, visto que são trabalhados textos reais, que fazem parte do cotidiano dos alunos, nos seus aspectos temáticos, estruturais e linguísticos. Acreditamos, portanto, que trabalhos como este vão além do espaço escolar: proporcionam o exercício da cidadania.