O ensino da leitura na perspectiva dos gêneros discursivos é uma das renovações que a educação brasileira precisa. Alguns aspectos conduzem de forma excessiva o processo de ensino-aprendizagem, impossibilitando que os alunos enxerguem todos os elementos inerentes à linguagem e que constituem todos os gêneros discursivos em nossa volta. Para colaborar com essa renovação pela qual o ensino de leitura deve passar, este artigo propõe um trabalho de leitura com base nos pressupostos bakhtinianos acerca dos gêneros discursivos e sugere um módulo de leitura com sugestões de atividades que considerem os aspectos não apenas linguísticos, mas discursivos na construção de sentidos dos textos do gênero anúncio. O objetivo é ajudar os professores, junto com os alunos, a superarem o ensino de leitura superficial, preso aos aspectos formais dos gêneros, e a construírem propostas pedagógicas que considerem todas as características que constituem os gêneros. Nessa perspectiva, uma abordagem de ensino de gênero, seja de leitura ou escrita, bem fundamentada teoricamente, possibilitará aos professores e alunos uma aprendizagem real de todas as questões envolvidas na produção do discurso.