O objetivo do estudo foi analisar as temáticas oferecidas no Curso de Extensão “Formação de Professores: um desafio da contemporaneidade”, ofertado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), como indicativo para a melhoria da formação de professores da rede pública. A investigação foi realizada no Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos da UESB, onde era realizado o curso. Foram participantes os 40 professores da rede pública municipal e estadual que frequentaram o curso. Na perspectiva da abordagem qualitativa, e buscando a interação ensino-pesquisa-extensão, para avaliação do curso, foi utilizado como instrumento um questionário semiestruturado contendo questões abertas e fechadas, buscando conhecer a contribuição do curso para a formação dos profissionais, as aprendizagens adquiridas e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências pelo curso. As temáticas foram divididas em cinco áreas trabalhadas de forma interativa, numa perspectiva multidimensional, possibilitando aos participantes uma visão dos conceitos básicos com base em atividades teórico-vivenciais: a) histórico da formação de professores no Brasil, b) prática e formação de professores, c) memórias e formação de professores, d) pesquisa em formação de professores, e) o professor multireferencial. Dentre as aprendizagens adquiridas identificamos a valorização do conhecimento e a compreensão da relação professor e aluno; importância da continuidade da formação, melhoria da atuação profissional; reflexão da prática pedagógica; valorização docente e subjetividade do professor. Foi constatada, também uma necessidade da aplicabilidade das temáticas na prática pedagógica dos professores. Em relação a contribuição do curso para a formação dos profissionais e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências, foram relatadas a construção teórica e o amadurecimento profissional, a ampliação da visão sobre ser professor; necessidade de um a formação continuada; saber fazer docente; conhecimento sobre o cotidiano escolar. Nesse sentido, a interlocução entre saberes, tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, sendo oriundos de um processo dialético teoria/prática/reflexão/prática.