CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TEMÁTICAS TRABALHADAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27300 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 1249 "titulo" => "CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TEMÁTICAS TRABALHADAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo do estudo foi analisar as temáticas oferecidas no Curso de Extensão “Formação de Professores: um desafio da contemporaneidade”, ofertado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), como indicativo para a melhoria da formação de professores da rede pública. A investigação foi realizada no Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos da UESB, onde era realizado o curso. Foram participantes os 40 professores da rede pública municipal e estadual que frequentaram o curso. Na perspectiva da abordagem qualitativa, e buscando a interação ensino-pesquisa-extensão, para avaliação do curso, foi utilizado como instrumento um questionário semiestruturado contendo questões abertas e fechadas, buscando conhecer a contribuição do curso para a formação dos profissionais, as aprendizagens adquiridas e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências pelo curso. As temáticas foram divididas em cinco áreas trabalhadas de forma interativa, numa perspectiva multidimensional, possibilitando aos participantes uma visão dos conceitos básicos com base em atividades teórico-vivenciais: a) histórico da formação de professores no Brasil, b) prática e formação de professores, c) memórias e formação de professores, d) pesquisa em formação de professores, e) o professor multireferencial. Dentre as aprendizagens adquiridas identificamos a valorização do conhecimento e a compreensão da relação professor e aluno; importância da continuidade da formação, melhoria da atuação profissional; reflexão da prática pedagógica; valorização docente e subjetividade do professor. Foi constatada, também uma necessidade da aplicabilidade das temáticas na prática pedagógica dos professores. Em relação a contribuição do curso para a formação dos profissionais e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências, foram relatadas a construção teórica e o amadurecimento profissional, a ampliação da visão sobre ser professor; necessidade de um a formação continuada; saber fazer docente; conhecimento sobre o cotidiano escolar. Nesse sentido, a interlocução entre saberes, tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, sendo oriundos de um processo dialético teoria/prática/reflexão/prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, CONTEMPORANEIDADE, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1249_14032017234918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA SOUZA NASCIMENTO FERRAZ" "autor_nome_curto" => "RITA FERRAZ" "autor_email" => "ritaksouza@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27300 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 281 "inscrito_id" => 1249 "titulo" => "CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TEMÁTICAS TRABALHADAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo do estudo foi analisar as temáticas oferecidas no Curso de Extensão “Formação de Professores: um desafio da contemporaneidade”, ofertado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), como indicativo para a melhoria da formação de professores da rede pública. A investigação foi realizada no Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos da UESB, onde era realizado o curso. Foram participantes os 40 professores da rede pública municipal e estadual que frequentaram o curso. Na perspectiva da abordagem qualitativa, e buscando a interação ensino-pesquisa-extensão, para avaliação do curso, foi utilizado como instrumento um questionário semiestruturado contendo questões abertas e fechadas, buscando conhecer a contribuição do curso para a formação dos profissionais, as aprendizagens adquiridas e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências pelo curso. As temáticas foram divididas em cinco áreas trabalhadas de forma interativa, numa perspectiva multidimensional, possibilitando aos participantes uma visão dos conceitos básicos com base em atividades teórico-vivenciais: a) histórico da formação de professores no Brasil, b) prática e formação de professores, c) memórias e formação de professores, d) pesquisa em formação de professores, e) o professor multireferencial. Dentre as aprendizagens adquiridas identificamos a valorização do conhecimento e a compreensão da relação professor e aluno; importância da continuidade da formação, melhoria da atuação profissional; reflexão da prática pedagógica; valorização docente e subjetividade do professor. Foi constatada, também uma necessidade da aplicabilidade das temáticas na prática pedagógica dos professores. Em relação a contribuição do curso para a formação dos profissionais e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências, foram relatadas a construção teórica e o amadurecimento profissional, a ampliação da visão sobre ser professor; necessidade de um a formação continuada; saber fazer docente; conhecimento sobre o cotidiano escolar. Nesse sentido, a interlocução entre saberes, tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, sendo oriundos de um processo dialético teoria/prática/reflexão/prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, CONTEMPORANEIDADE, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1249_14032017234918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA SOUZA NASCIMENTO FERRAZ" "autor_nome_curto" => "RITA FERRAZ" "autor_email" => "ritaksouza@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }