Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

CORDEL DA SUSTENTABILIDADE: PRODUÇÃO LITERÁRIA NO IFRR - CAM

Palavra-chaves: ENSINO, PESQUISA, LITERATURA DE CORDEL, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA
"2017-04-27 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27295
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 762
    "titulo" => "CORDEL DA SUSTENTABILIDADE: PRODUÇÃO LITERÁRIA NO IFRR - CAM"
    "resumo" => "Este resumo está inserido no GT Literatura na Escola: Ensino e Pesquisa e pretende contribuir com as pesquisas e discussões no âmbito do ensino e da pesquisa da Literatura em ambiente escolar. O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita, a partir do estudo da Literatura de Cordel, uma vez que esse tipo de literatura era desconhecido dos alunos. As atividades foram realizadas na disciplina de Língua Portuguesa I e II, nos cursos Técnicos em Agropecuária e Aquicultura Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari, no Estado de Roraima. O objetivo foi incentivar a leitura e a escrita, utilizando novas possibilidades de aprendizagem a partir de atividades lúdicas com o cordel. Por isso, o trabalho fundamentou-se em dois aspectos essenciais: leitura e escrita. A metodologia aconteceu em etapas.  Primeiramente, fizeram-se estudos bibliográficos e pesquisas na internet, sobre o que é a Literatura de Cordel, sua origem e como surgiu no Brasil.  Em um segundo momento, foram apresentados folhetos ilustrativos para que os alunos tivessem acesso à literatura popular, praticando a leitura cadenciada dos versos e visualizando a estrutura de sílabas e de rimas e também as xilogravuras. A terceira etapa iniciou-se com a produção escrita da estrutura textual, alternando sala de aula e laboratório de informática. Ressalta-se ainda que os temas escolhidos para a produção dos cordéis foram diversos, incluindo os estudados nas respectivas disciplinas técnicas dos cursos referidos. Por fim, deu-se a escrita dos textos, a confecção final com a escolha dos desenhos e a revisão pelo professor. A impressão dos livretos ocorreu simultaneamente ao agendamento do dia da apresentação da mostra que se deu no hall da biblioteca do campus. Os dois professores de Português, o diretor de ensino e as duas pedagogas do campus estiveram presentes. Concluídas essas etapas, professor e alunos sentaram e apresentaram algumas observações sobre a validade do projeto. Esse levantamento considerou que, no respectivo projeto, os alunos conheceram os aspectos históricos, técnicos e culturais da Literatura de Cordel, uma vez que não haviam ouvido falar sobre esse tipo de Literatura. Chegamos à conclusão de que o aprendizado aconteceu de forma gradativa. Dessa forma, pudemos entender que pesquisa e ensino, ao serem trabalhados simultaneamente, atenderam satisfatoriamente ao propósito do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, LITERATURA DE CORDEL, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID762_03032017110417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VILSON MARTINS FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ VILSON"
    "autor_email" => "jose.filho@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => "IFRR- CAMPUS AMAJARI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27295
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 762
    "titulo" => "CORDEL DA SUSTENTABILIDADE: PRODUÇÃO LITERÁRIA NO IFRR - CAM"
    "resumo" => "Este resumo está inserido no GT Literatura na Escola: Ensino e Pesquisa e pretende contribuir com as pesquisas e discussões no âmbito do ensino e da pesquisa da Literatura em ambiente escolar. O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita, a partir do estudo da Literatura de Cordel, uma vez que esse tipo de literatura era desconhecido dos alunos. As atividades foram realizadas na disciplina de Língua Portuguesa I e II, nos cursos Técnicos em Agropecuária e Aquicultura Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari, no Estado de Roraima. O objetivo foi incentivar a leitura e a escrita, utilizando novas possibilidades de aprendizagem a partir de atividades lúdicas com o cordel. Por isso, o trabalho fundamentou-se em dois aspectos essenciais: leitura e escrita. A metodologia aconteceu em etapas.  Primeiramente, fizeram-se estudos bibliográficos e pesquisas na internet, sobre o que é a Literatura de Cordel, sua origem e como surgiu no Brasil.  Em um segundo momento, foram apresentados folhetos ilustrativos para que os alunos tivessem acesso à literatura popular, praticando a leitura cadenciada dos versos e visualizando a estrutura de sílabas e de rimas e também as xilogravuras. A terceira etapa iniciou-se com a produção escrita da estrutura textual, alternando sala de aula e laboratório de informática. Ressalta-se ainda que os temas escolhidos para a produção dos cordéis foram diversos, incluindo os estudados nas respectivas disciplinas técnicas dos cursos referidos. Por fim, deu-se a escrita dos textos, a confecção final com a escolha dos desenhos e a revisão pelo professor. A impressão dos livretos ocorreu simultaneamente ao agendamento do dia da apresentação da mostra que se deu no hall da biblioteca do campus. Os dois professores de Português, o diretor de ensino e as duas pedagogas do campus estiveram presentes. Concluídas essas etapas, professor e alunos sentaram e apresentaram algumas observações sobre a validade do projeto. Esse levantamento considerou que, no respectivo projeto, os alunos conheceram os aspectos históricos, técnicos e culturais da Literatura de Cordel, uma vez que não haviam ouvido falar sobre esse tipo de Literatura. Chegamos à conclusão de que o aprendizado aconteceu de forma gradativa. Dessa forma, pudemos entender que pesquisa e ensino, ao serem trabalhados simultaneamente, atenderam satisfatoriamente ao propósito do trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, LITERATURA DE CORDEL, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID762_03032017110417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VILSON MARTINS FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ VILSON"
    "autor_email" => "jose.filho@ifrr.edu.br"
    "autor_ies" => "IFRR- CAMPUS AMAJARI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Este resumo está inserido no GT Literatura na Escola: Ensino e Pesquisa e pretende contribuir com as pesquisas e discussões no âmbito do ensino e da pesquisa da Literatura em ambiente escolar. O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita, a partir do estudo da Literatura de Cordel, uma vez que esse tipo de literatura era desconhecido dos alunos. As atividades foram realizadas na disciplina de Língua Portuguesa I e II, nos cursos Técnicos em Agropecuária e Aquicultura Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari, no Estado de Roraima. O objetivo foi incentivar a leitura e a escrita, utilizando novas possibilidades de aprendizagem a partir de atividades lúdicas com o cordel. Por isso, o trabalho fundamentou-se em dois aspectos essenciais: leitura e escrita. A metodologia aconteceu em etapas. Primeiramente, fizeram-se estudos bibliográficos e pesquisas na internet, sobre o que é a Literatura de Cordel, sua origem e como surgiu no Brasil. Em um segundo momento, foram apresentados folhetos ilustrativos para que os alunos tivessem acesso à literatura popular, praticando a leitura cadenciada dos versos e visualizando a estrutura de sílabas e de rimas e também as xilogravuras. A terceira etapa iniciou-se com a produção escrita da estrutura textual, alternando sala de aula e laboratório de informática. Ressalta-se ainda que os temas escolhidos para a produção dos cordéis foram diversos, incluindo os estudados nas respectivas disciplinas técnicas dos cursos referidos. Por fim, deu-se a escrita dos textos, a confecção final com a escolha dos desenhos e a revisão pelo professor. A impressão dos livretos ocorreu simultaneamente ao agendamento do dia da apresentação da mostra que se deu no hall da biblioteca do campus. Os dois professores de Português, o diretor de ensino e as duas pedagogas do campus estiveram presentes. Concluídas essas etapas, professor e alunos sentaram e apresentaram algumas observações sobre a validade do projeto. Esse levantamento considerou que, no respectivo projeto, os alunos conheceram os aspectos históricos, técnicos e culturais da Literatura de Cordel, uma vez que não haviam ouvido falar sobre esse tipo de Literatura. Chegamos à conclusão de que o aprendizado aconteceu de forma gradativa. Dessa forma, pudemos entender que pesquisa e ensino, ao serem trabalhados simultaneamente, atenderam satisfatoriamente ao propósito do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.