CORDEL DA SUSTENTABILIDADE: PRODUÇÃO LITERÁRIA NO IFRR - CAM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27295 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 762 "titulo" => "CORDEL DA SUSTENTABILIDADE: PRODUÇÃO LITERÁRIA NO IFRR - CAM" "resumo" => "Este resumo está inserido no GT Literatura na Escola: Ensino e Pesquisa e pretende contribuir com as pesquisas e discussões no âmbito do ensino e da pesquisa da Literatura em ambiente escolar. O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita, a partir do estudo da Literatura de Cordel, uma vez que esse tipo de literatura era desconhecido dos alunos. As atividades foram realizadas na disciplina de Língua Portuguesa I e II, nos cursos Técnicos em Agropecuária e Aquicultura Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari, no Estado de Roraima. O objetivo foi incentivar a leitura e a escrita, utilizando novas possibilidades de aprendizagem a partir de atividades lúdicas com o cordel. Por isso, o trabalho fundamentou-se em dois aspectos essenciais: leitura e escrita. A metodologia aconteceu em etapas. Primeiramente, fizeram-se estudos bibliográficos e pesquisas na internet, sobre o que é a Literatura de Cordel, sua origem e como surgiu no Brasil. Em um segundo momento, foram apresentados folhetos ilustrativos para que os alunos tivessem acesso à literatura popular, praticando a leitura cadenciada dos versos e visualizando a estrutura de sílabas e de rimas e também as xilogravuras. A terceira etapa iniciou-se com a produção escrita da estrutura textual, alternando sala de aula e laboratório de informática. Ressalta-se ainda que os temas escolhidos para a produção dos cordéis foram diversos, incluindo os estudados nas respectivas disciplinas técnicas dos cursos referidos. Por fim, deu-se a escrita dos textos, a confecção final com a escolha dos desenhos e a revisão pelo professor. A impressão dos livretos ocorreu simultaneamente ao agendamento do dia da apresentação da mostra que se deu no hall da biblioteca do campus. Os dois professores de Português, o diretor de ensino e as duas pedagogas do campus estiveram presentes. Concluídas essas etapas, professor e alunos sentaram e apresentaram algumas observações sobre a validade do projeto. Esse levantamento considerou que, no respectivo projeto, os alunos conheceram os aspectos históricos, técnicos e culturais da Literatura de Cordel, uma vez que não haviam ouvido falar sobre esse tipo de Literatura. Chegamos à conclusão de que o aprendizado aconteceu de forma gradativa. Dessa forma, pudemos entender que pesquisa e ensino, ao serem trabalhados simultaneamente, atenderam satisfatoriamente ao propósito do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, LITERATURA DE CORDEL, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID762_03032017110417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VILSON MARTINS FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ VILSON" "autor_email" => "jose.filho@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "IFRR- CAMPUS AMAJARI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27295 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 762 "titulo" => "CORDEL DA SUSTENTABILIDADE: PRODUÇÃO LITERÁRIA NO IFRR - CAM" "resumo" => "Este resumo está inserido no GT Literatura na Escola: Ensino e Pesquisa e pretende contribuir com as pesquisas e discussões no âmbito do ensino e da pesquisa da Literatura em ambiente escolar. O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita, a partir do estudo da Literatura de Cordel, uma vez que esse tipo de literatura era desconhecido dos alunos. As atividades foram realizadas na disciplina de Língua Portuguesa I e II, nos cursos Técnicos em Agropecuária e Aquicultura Integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Roraima - Campus Amajari, no Estado de Roraima. O objetivo foi incentivar a leitura e a escrita, utilizando novas possibilidades de aprendizagem a partir de atividades lúdicas com o cordel. Por isso, o trabalho fundamentou-se em dois aspectos essenciais: leitura e escrita. A metodologia aconteceu em etapas. Primeiramente, fizeram-se estudos bibliográficos e pesquisas na internet, sobre o que é a Literatura de Cordel, sua origem e como surgiu no Brasil. Em um segundo momento, foram apresentados folhetos ilustrativos para que os alunos tivessem acesso à literatura popular, praticando a leitura cadenciada dos versos e visualizando a estrutura de sílabas e de rimas e também as xilogravuras. A terceira etapa iniciou-se com a produção escrita da estrutura textual, alternando sala de aula e laboratório de informática. Ressalta-se ainda que os temas escolhidos para a produção dos cordéis foram diversos, incluindo os estudados nas respectivas disciplinas técnicas dos cursos referidos. Por fim, deu-se a escrita dos textos, a confecção final com a escolha dos desenhos e a revisão pelo professor. A impressão dos livretos ocorreu simultaneamente ao agendamento do dia da apresentação da mostra que se deu no hall da biblioteca do campus. Os dois professores de Português, o diretor de ensino e as duas pedagogas do campus estiveram presentes. Concluídas essas etapas, professor e alunos sentaram e apresentaram algumas observações sobre a validade do projeto. Esse levantamento considerou que, no respectivo projeto, os alunos conheceram os aspectos históricos, técnicos e culturais da Literatura de Cordel, uma vez que não haviam ouvido falar sobre esse tipo de Literatura. Chegamos à conclusão de que o aprendizado aconteceu de forma gradativa. Dessa forma, pudemos entender que pesquisa e ensino, ao serem trabalhados simultaneamente, atenderam satisfatoriamente ao propósito do trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT18-LITERATURA NA ESCOLA: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, LITERATURA DE CORDEL, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA18_ID762_03032017110417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VILSON MARTINS FILHO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ VILSON" "autor_email" => "jose.filho@ifrr.edu.br" "autor_ies" => "IFRR- CAMPUS AMAJARI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }