Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O TEXTO MOTIVADOR E O PROCESSO DE REESCRITURA EM PLE

Palavra-chaves: PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, GÊNERO TEXTUAL, LETRAMENTO E REESCRITURA Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
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      Samara de Souza Fernandes\r\n
      Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística\r\n
      Universidade de Brasília (UnB)\r\n
      Orientadora Dra. Ana Adelina Lôpo Ramos\r\n
      fernandes.samara.unb@gmail.com\r\n
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      \tO objetivo desta comunicação é apresentar o relevante papel que o texto-motivador cumpre no processo de textualização na produção de textos acadêmicos de alunos estrangeiros de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. Este trabalho é desenvolvido na disciplina Leitura e produção de Textos – Turma S, voltada exclusivamente para esse público e constitui parte do Projeto Letramento, cognição e gênero textual: investigação em contexto de português como segunda língua –L2, do Curso de Pós-Graduação em Linguística da UnB. \r\n
      \tO trabalho metodológico parte da leitura de textos circulantes em práticas sociais brasileiras e que abordam temas universais, mas que são tratados em pesquisas acadêmicas. Tais textos servem de estímulo para a produção dos gêneros acadêmicos que são exigidos no âmbito da universidade, portanto, constituem recurso para o re-texto, produzido pelos estudantes, colaborando com outras disciplinas. O procedimento metodológico inclui ainda a correção, o feedback e a reescritura textual. Nesse processo, percebe-se como o texto-estímulo concorre para uma aprendizagem bem sucedida. Esse trabalho é o que pretendo expor.\r\n
      \tA fundamentação teórica consiste de estudos de gêneros textuais, com observância no conceito e no processo e textualização e de re-correção. Para isso, recorre-se aos trabalhos de Marcuschi (2003, 2007, 2008, 2010, 2012); Vigotski (1998, 2002); Van Dijk (1999, 2000, 2011, 2012), Ramos (2007); dentre outros teóricos de gêneros textuais e estudiosos de segunda língua (L2/LE). Recorre-se também à preceitos da análise do discurso por causa das questões culturais ideológicas. Como o trabalho se inscreve no âmbito de língua estrangeira-LE, são contempladas orientações metodológicas focadas nesse contexto de letramento.
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O TEXTO MOTIVADOR E O PROCESSO DE REESCRITURA EM PLE Samara de Souza Fernandes Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Universidade de Brasília (UnB) Orientadora Dra. Ana Adelina Lôpo Ramos fernandes.samara.unb@gmail.com O objetivo desta comunicação é apresentar o relevante papel que o texto-motivador cumpre no processo de textualização na produção de textos acadêmicos de alunos estrangeiros de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. Este trabalho é desenvolvido na disciplina Leitura e produção de Textos – Turma S, voltada exclusivamente para esse público e constitui parte do Projeto Letramento, cognição e gênero textual: investigação em contexto de português como segunda língua –L2, do Curso de Pós-Graduação em Linguística da UnB. O trabalho metodológico parte da leitura de textos circulantes em práticas sociais brasileiras e que abordam temas universais, mas que são tratados em pesquisas acadêmicas. Tais textos servem de estímulo para a produção dos gêneros acadêmicos que são exigidos no âmbito da universidade, portanto, constituem recurso para o re-texto, produzido pelos estudantes, colaborando com outras disciplinas. O procedimento metodológico inclui ainda a correção, o feedback e a reescritura textual. Nesse processo, percebe-se como o texto-estímulo concorre para uma aprendizagem bem sucedida. Esse trabalho é o que pretendo expor. A fundamentação teórica consiste de estudos de gêneros textuais, com observância no conceito e no processo e textualização e de re-correção. Para isso, recorre-se aos trabalhos de Marcuschi (2003, 2007, 2008, 2010, 2012); Vigotski (1998, 2002); Van Dijk (1999, 2000, 2011, 2012), Ramos (2007); dentre outros teóricos de gêneros textuais e estudiosos de segunda língua (L2/LE). Recorre-se também à preceitos da análise do discurso por causa das questões culturais ideológicas. Como o trabalho se inscreve no âmbito de língua estrangeira-LE, são contempladas orientações metodológicas focadas nesse contexto de letramento.

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