Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A RELEVÂNCIA DO GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO, PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27208
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 300
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO,  PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES  E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS"
    "resumo" => "Os alunos vêm à escola para adquirir uma formação educacional em todos os sentidos. Além dos conteúdos conceituais, esses discentes constroem também outros conhecimentos, dentre eles, os conhecimentos atitudinais, pois nesse ambiente eles interagem, socializam experiências e se descobrem como cidadãos. Foi acreditando que a leitura, a oralidade e a escrita são práticas que propiciam a inserção do homem na sociedade e propiciam a construção de conhecimentos, descobertas e cidadania, que realizamos e agora apresentamos a experiência de leitura e construção textual com o gênero multimodal folheto, com alunos do 8º ano do ensino Fundamental e alunos do 3º ano da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, no município de Boqueirão, PB, quando proporcionamos o encontro desses alunos com as práticas de leitura e produção do gênero folheto, versando sobre uma temática social, e que foi distribuído à comunidade escolar e local. Por meio dessa experiência, objetivamos desenvolver com os alunos práticas de leitura, escrita e oralidade na perspectiva do letramento e de forma contextualizada e prazerosa, relevando a função social do gênero, quando tematizamos no mesmo a questão do perigo da propagação do mosquito Aedes Aegypti e a ação nociva desse mosquito ao ser humano. Tivemos como propósito orientar os alunos para a importância do uso da linguagem enquanto instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo, interação. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Rojo e Moura (2012), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID300_09032017125329.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA DIOSILENE DA SILVA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "DIOSILENE MACIEL"
    "autor_email" => "diosilenemaciel@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27208
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 167
    "inscrito_id" => 300
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO GÊNERO MULTIMODAL FOLHETO,  PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES  E ESCRITORES, SOB A PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS"
    "resumo" => "Os alunos vêm à escola para adquirir uma formação educacional em todos os sentidos. Além dos conteúdos conceituais, esses discentes constroem também outros conhecimentos, dentre eles, os conhecimentos atitudinais, pois nesse ambiente eles interagem, socializam experiências e se descobrem como cidadãos. Foi acreditando que a leitura, a oralidade e a escrita são práticas que propiciam a inserção do homem na sociedade e propiciam a construção de conhecimentos, descobertas e cidadania, que realizamos e agora apresentamos a experiência de leitura e construção textual com o gênero multimodal folheto, com alunos do 8º ano do ensino Fundamental e alunos do 3º ano da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, no município de Boqueirão, PB, quando proporcionamos o encontro desses alunos com as práticas de leitura e produção do gênero folheto, versando sobre uma temática social, e que foi distribuído à comunidade escolar e local. Por meio dessa experiência, objetivamos desenvolver com os alunos práticas de leitura, escrita e oralidade na perspectiva do letramento e de forma contextualizada e prazerosa, relevando a função social do gênero, quando tematizamos no mesmo a questão do perigo da propagação do mosquito Aedes Aegypti e a ação nociva desse mosquito ao ser humano. Tivemos como propósito orientar os alunos para a importância do uso da linguagem enquanto instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo, interação. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Rojo e Moura (2012), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID300_09032017125329.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEVERINA DIOSILENE DA SILVA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "DIOSILENE MACIEL"
    "autor_email" => "diosilenemaciel@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Os alunos vêm à escola para adquirir uma formação educacional em todos os sentidos. Além dos conteúdos conceituais, esses discentes constroem também outros conhecimentos, dentre eles, os conhecimentos atitudinais, pois nesse ambiente eles interagem, socializam experiências e se descobrem como cidadãos. Foi acreditando que a leitura, a oralidade e a escrita são práticas que propiciam a inserção do homem na sociedade e propiciam a construção de conhecimentos, descobertas e cidadania, que realizamos e agora apresentamos a experiência de leitura e construção textual com o gênero multimodal folheto, com alunos do 8º ano do ensino Fundamental e alunos do 3º ano da Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, no município de Boqueirão, PB, quando proporcionamos o encontro desses alunos com as práticas de leitura e produção do gênero folheto, versando sobre uma temática social, e que foi distribuído à comunidade escolar e local. Por meio dessa experiência, objetivamos desenvolver com os alunos práticas de leitura, escrita e oralidade na perspectiva do letramento e de forma contextualizada e prazerosa, relevando a função social do gênero, quando tematizamos no mesmo a questão do perigo da propagação do mosquito Aedes Aegypti e a ação nociva desse mosquito ao ser humano. Tivemos como propósito orientar os alunos para a importância do uso da linguagem enquanto instrumento de comunicação, socialização e, sobretudo, interação. Este trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Rojo e Moura (2012), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.