A MÚSICA COMO PONTE ENTRE CULTURA E ENSINO DE LÍNGUA ESPAÑOLA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27183 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 1212 "titulo" => "A MÚSICA COMO PONTE ENTRE CULTURA E ENSINO DE LÍNGUA ESPAÑOLA" "resumo" => """ Resumo: Até a chegada do enfoque comunicativo no ensino de línguas estrangeiras, a inclusão da cultura nesse processo se entendia como um conjunto de conhecimentos enciclopédicos, quase sem interesse algum para os alunos. Estes conhecimentos faziam referência a personagens relevantes no campo artístico, econômico, científicos, monumentos históricos dos povos os quais se fala a língua meta, etc. Esta concepção de cultura que difere do cotidiano não contribuía em quase nada para que o aprendiz de E/LE (Espanhol Língua Estrangeira) pudesse vir a conseguir interagir em situações comunicativas rotineiras. Por outro lado podemos inferir que as canções são parte da produção cultural da sociedade, ao mesmo tempo podemos percebê-las como uma forma de expressão da mesma, já que faz referencia a parte da cultura dos povos refletindo sua identidade. É por isso que o estudo de uma língua estrangeira se converte em uma ferramenta de muito valor por seu potencial linguístico e cultural. Nesse sentido observar-se, no transcurso dessa investigação, aspectos relacionados as canções e ao ensino de língua espanhola atrelando-os com aspectos culturais de algumas canções as quais fazem parte da cultura de língua espanhola em: Espanha, México y Colômbia. As canções representam um dos materiais autênticos com os quais os alunos mais se identificam devido ao caráter universal y lúdico que possuem tornando o ambiente de ensino/aprendizagem mais relaxante e mais acessível ao desenvolvimento deste, proporcionando uma linguagem refletida em aspectos culturais os quais os alunos/aprendizes de Espanhol estão inseridos. Esta investigação almeja propor uma reflexão sobre o ensino da língua espanhola através de do gênero – canção – o qual pretende-se colocar em evidencia a forma como tais questões estão relacionadas ao ensino e a cultura, para tanto nos baseamos nos pressupostos teóricos propostos por: GUILLÉN (2005), SANS (1992), SERRANI (2005), entre outros\r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT15-ESTUDOS DE LÍNGUAS E LITERATURAS\u{A0}ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DOCENTE (ESPANHOL)" "palavra_chave" => "E/LE, ENSEÑANZA/APRENDIZAJE, MUSICAS, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA15_ID1212_23032017211509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINY DIAS DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "KARINY DIAS" "autor_email" => "karinydiasdeoliveira@gmai" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27183 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 608 "inscrito_id" => 1212 "titulo" => "A MÚSICA COMO PONTE ENTRE CULTURA E ENSINO DE LÍNGUA ESPAÑOLA" "resumo" => """ Resumo: Até a chegada do enfoque comunicativo no ensino de línguas estrangeiras, a inclusão da cultura nesse processo se entendia como um conjunto de conhecimentos enciclopédicos, quase sem interesse algum para os alunos. Estes conhecimentos faziam referência a personagens relevantes no campo artístico, econômico, científicos, monumentos históricos dos povos os quais se fala a língua meta, etc. Esta concepção de cultura que difere do cotidiano não contribuía em quase nada para que o aprendiz de E/LE (Espanhol Língua Estrangeira) pudesse vir a conseguir interagir em situações comunicativas rotineiras. Por outro lado podemos inferir que as canções são parte da produção cultural da sociedade, ao mesmo tempo podemos percebê-las como uma forma de expressão da mesma, já que faz referencia a parte da cultura dos povos refletindo sua identidade. É por isso que o estudo de uma língua estrangeira se converte em uma ferramenta de muito valor por seu potencial linguístico e cultural. Nesse sentido observar-se, no transcurso dessa investigação, aspectos relacionados as canções e ao ensino de língua espanhola atrelando-os com aspectos culturais de algumas canções as quais fazem parte da cultura de língua espanhola em: Espanha, México y Colômbia. As canções representam um dos materiais autênticos com os quais os alunos mais se identificam devido ao caráter universal y lúdico que possuem tornando o ambiente de ensino/aprendizagem mais relaxante e mais acessível ao desenvolvimento deste, proporcionando uma linguagem refletida em aspectos culturais os quais os alunos/aprendizes de Espanhol estão inseridos. Esta investigação almeja propor uma reflexão sobre o ensino da língua espanhola através de do gênero – canção – o qual pretende-se colocar em evidencia a forma como tais questões estão relacionadas ao ensino e a cultura, para tanto nos baseamos nos pressupostos teóricos propostos por: GUILLÉN (2005), SANS (1992), SERRANI (2005), entre outros\r\n . """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT15-ESTUDOS DE LÍNGUAS E LITERATURAS\u{A0}ESTRANGEIRAS E FORMAÇÃO DOCENTE (ESPANHOL)" "palavra_chave" => "E/LE, ENSEÑANZA/APRENDIZAJE, MUSICAS, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA15_ID1212_23032017211509.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINY DIAS DE OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "KARINY DIAS" "autor_email" => "karinydiasdeoliveira@gmai" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }