Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

HISTÓRIA EM QUADRINHOS NUMA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, MULTILETRAMENTOS, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT12-MULTILETRAMENTOS NAS CULTURAS POPULARES Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) são notadamente um dos gêneros textuais mais bem aceitos por alunos no ambiente escolar, a sua presença tem se consolidado cada vez mais como um dos recursos mais propício ao ensino e aprendizagem de inúmeros conteúdos. No entanto, houve certa resistência em relação ao uso das HQs na sala de aula nos momentos iniciais da sua difusão. A alegação era que o excesso de imagens, cores e conteúdo fantasioso prejudicariam o amadurecimento dos novos leitores. No entanto, a utilização do gênero textual história em quadrinhos como ferramenta de ensino e prática de leitura tem estado ligado às próprias mudanças e transformações que vêm continuamente ocorrendo no campo da educação, requerendo novas concepções de ensino e aprendizagem de currículo e conteúdos. Assim, as HQs tanto físicas quanto digitais podem possibilitar ao aluno desenvolver suas competências, tanto de leitura quanto de produção textual, e ampliar o conhecimento sobre seu contexto social, sendo um gênero muito propício para o desenvolvimento de projetos didático interdisciplinares. A fim de discutir a temática proposta foram utilizados teóricos como Marcuschi (2008), Mendonça (2007) e Rojo (2013) entre outros. Espera-se que as análises e os achados desta pesquisa possibilitem o desenvolvimento de práticas transformadoras, no que tange a leitura e produção escolar das HQs, ajudando assim a propor novas práticas de ensino que rompam com velhos conceitos e permitam evidenciar a pluralidade cultural e a diversidade de linguagem atualmente tão presente promovendo assim uma maior aprendizagem.

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