HISTÓRIA EM QUADRINHOS NUMA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA
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A alegação era que o excesso de imagens, cores e conteúdo fantasioso prejudicariam o amadurecimento dos novos leitores. No entanto, a utilização do gênero textual história em quadrinhos como ferramenta de ensino e prática de leitura tem estado ligado às próprias mudanças e transformações que vêm continuamente ocorrendo no campo da educação, requerendo novas concepções de ensino e aprendizagem de currículo e conteúdos. Assim, as HQs tanto físicas quanto digitais podem possibilitar ao aluno desenvolver suas competências, tanto de leitura quanto de produção textual, e ampliar o conhecimento sobre seu contexto social, sendo um gênero muito propício para o desenvolvimento de projetos didático interdisciplinares. A fim de discutir a temática proposta foram utilizados teóricos como Marcuschi (2008), Mendonça (2007) e Rojo (2013) entre outros. Espera-se que as análises e os achados desta pesquisa possibilitem o desenvolvimento de práticas transformadoras, no que tange a leitura e produção escolar das HQs, ajudando assim a propor novas práticas de ensino que rompam com velhos conceitos e permitam evidenciar a pluralidade cultural e a diversidade de linguagem atualmente tão presente promovendo assim uma maior aprendizagem." 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