O trabalho com a leitura de textos literários em sala de aula requer dos professores a busca por alternativas no sentido de tornar atrativa a atividade, pois não raro, os alunos reclamam e sentem bastante dificuldade. Esta pesquisa analisará se os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio em uma escola do município de Petrolândia (PE) têm a prática da leitura do texto literário promovida na escola de forma que contribua como meio de apropriação do prazer que existe na compreensão crítica e reflexiva do texto. Objetivando promover a leitura e a apreciação das narrativas do gênero romance nas obras “Senhora” (José de Alencar) e “O Primo Basílio” (Eça de Queirós), distinguindo nos referidos textos os traços representativos da mulher e seus amores em seu contexto social, histórico e literário; assim como reconhecer os contrastes e semelhanças observados nos perfis femininos do romantismo e do realismo. A literatura exerce o papel de interagir com o leitor, fazendo com que este se torne um ser crítico, consciente e capaz de criar seu próprio significado. No entanto, o leitor deve refletir as marcas deixadas pelo autor, juntamente com os conhecimentos prévios do leitor, por isso segundo Candido (2000), são dois termos que atuam um sobre o outro (obra e leitor), e aos quais se junta o autor, termo inicial desse processo de circulação literária, para configurar a realidade da literatura atuando no tempo. Utilizaremos a pesquisa qualitativa no desenvolvimento deste trabalho, procurando contemplar os propósitos investigados, evidenciando o processo sobre o produto, tendo o contato direto do pesquisador com o objeto pesquisado, observando as perspectivas dos participantes. O propósito da pesquisa torna-se evidente porque a intenção é apresentar os perfis da mulher e seus amores em contextos socioculturais e históricos, para tanto será necessário ponderar esta compreensão sob o olhar dos envolvidos nas leituras dos textos. Para a compreensão será desenvolvida a Sequências Básicas de Leituras, propostas por COSSON (2009). Os demais aportes teóricos serão elencados na Fundamentação Teórica e Referências Bibliográficas desta pesquisa.