Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A INTERDISCIPLINARIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DOS TRABALHOS DO PACTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT02-A FORMAÇÃO INICIAL E O TRABALHO DOCENTE
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A interdisciplinaridade é um tema já bastante discutido nas escolas e principalmente durante as formações dos docentes, pois ainda há muitas lacunas entre as teorias e as práticas pedagógicas tão engessadas e sistematizadas. Para tanto valeu-se da pesquisa de alguns teóricos que vislumbram um trabalho interdisciplinar e de relatos de experiências de professores do ciclo de alfabetização contemplados nos cadernos do PNAIC (Pacto Nacional da Educação na Idade Certa), programa governamental voltado para alfabetização entre seis a oito anos, que reforçam a necessidade da mudança de atitude na prática do professor, ampliando assim as possibilidades do trabalho interdisciplinar e obtenção de resultados satisfatórios na alfabetização. Esta necessidade de reflexão foi percebida durante as formações docentes, em que os professores se diziam confusos ao ter que planejar de forma interdisciplinar. E é com o objetivo de promover a ampliação de tais possibilidades de interligação dos componentes curriculares que este trabalho traz momentos de reflexão que farão com que os professores repensem sobre sua prática atual, já que ainda encontram muitos entraves para realizar um trabalho na perspectiva interdisciplinar no ciclo de alfabetização. Ressalta-se que é de extrema importância tais momentos de reflexão sobre a formação docente, dentro da perspectiva de um maior entendimento do que vem a ser o real trabalho interdisciplinar e como este deve ser desenvolvido entre as diversas áreas de conhecimentos, levando-se em consideração a valoração da necessidade do rompimento das fronteiras existentes entre as disciplinas, a fim de que a integração entre os conteúdos seja feita de forma significativa, a partir da construção das relações, não apenas dos conteúdos, mas também dos profissionais da educação, garantindo dessa forma o verdadeiro propósito do trabalho interdisciplinar.

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