Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

OS GENÊROS “TIRINHA” E “CHARGE” EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.

Palavra-chaves: CHARGE, TIRINHA, ENSINO DE INGLÊS Comunicação Oral (CO) GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27579
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 850
    "titulo" => "OS GENÊROS “TIRINHA” E “CHARGE” EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA."
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      \r\n
      A interpretação de textos e diálogos em inglês entre estudantes é encarada como sendo de difícil compreensão, seja por falta de vocabulário robusto ou por falta de interesse em que os alunos, às vezes, tratam a disciplina como algo que não lhes servirá no futuro. Este trabalho tem como propósito mostrar o relato de experiências em sala de aula voltado ao ensino de língua Inglesa através dos gêneros textuais Charge e Tirinha demonstrando como o ensino de línguas pode torna-se mais acessível quando são desenvolvidas diferentes maneiras de apresentações dos conteúdos, saindo do ensino convencional e partindo para aulas mais dinâmicas, no intuito de incentivar a participação e envolver toda a turma. Por um lado, a tirinha aborda assuntos de natureza cômica, sendo composta por histórias em quadrinhos formadas geralmente por 3 ou 4 quadros, chamando sempre a nossa atenção para as suas imagens enquanto a charge sempre traz uma mensagem crítica e satiriza aspectos sociais polêmicos da atualidade, sendo possível criar um diálogo sócio-discursivo entre professor-aluno.. Além disso, a presença das imagens nestes dois gêneros textuais facilitam o entendimento e compreensão do tema, contando ainda com aquisição de vocabulário e conhecimento da gramática da língua alvo. Para referenciar e demonstrar tais modelos, iremos expor aulas ministradas aos alunos do 3º ano do ensino médio, turno tarde, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira – PB. Após as aulas, percebemos uma melhoria no tocante à compreensão das classes gramaticais presentes nos balões de diálogo, onde todos envolveram-se nos temas e puderam dialogar entre si de modo a trocar experiências.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "palavra_chave" => "CHARGE, TIRINHA, ENSINO DE INGLÊS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID850_14032017213319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CRISTOVÃO MAIA LUCENA MARREIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ CRISTOVÃO"
    "autor_email" => "criislucena57@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB GUARABIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27579
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 267
    "inscrito_id" => 850
    "titulo" => "OS GENÊROS “TIRINHA” E “CHARGE” EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA."
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      \r\n
      A interpretação de textos e diálogos em inglês entre estudantes é encarada como sendo de difícil compreensão, seja por falta de vocabulário robusto ou por falta de interesse em que os alunos, às vezes, tratam a disciplina como algo que não lhes servirá no futuro. Este trabalho tem como propósito mostrar o relato de experiências em sala de aula voltado ao ensino de língua Inglesa através dos gêneros textuais Charge e Tirinha demonstrando como o ensino de línguas pode torna-se mais acessível quando são desenvolvidas diferentes maneiras de apresentações dos conteúdos, saindo do ensino convencional e partindo para aulas mais dinâmicas, no intuito de incentivar a participação e envolver toda a turma. Por um lado, a tirinha aborda assuntos de natureza cômica, sendo composta por histórias em quadrinhos formadas geralmente por 3 ou 4 quadros, chamando sempre a nossa atenção para as suas imagens enquanto a charge sempre traz uma mensagem crítica e satiriza aspectos sociais polêmicos da atualidade, sendo possível criar um diálogo sócio-discursivo entre professor-aluno.. Além disso, a presença das imagens nestes dois gêneros textuais facilitam o entendimento e compreensão do tema, contando ainda com aquisição de vocabulário e conhecimento da gramática da língua alvo. Para referenciar e demonstrar tais modelos, iremos expor aulas ministradas aos alunos do 3º ano do ensino médio, turno tarde, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira – PB. Após as aulas, percebemos uma melhoria no tocante à compreensão das classes gramaticais presentes nos balões de diálogo, onde todos envolveram-se nos temas e puderam dialogar entre si de modo a trocar experiências.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT08-PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL: EXPERIÊNCIAS REFLEXIVAS A PARTIR DOS GÊNEROS TEXTUAIS"
    "palavra_chave" => "CHARGE, TIRINHA, ENSINO DE INGLÊS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA8_ID850_14032017213319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CRISTOVÃO MAIA LUCENA MARREIRO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ CRISTOVÃO"
    "autor_email" => "criislucena57@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB GUARABIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo A interpretação de textos e diálogos em inglês entre estudantes é encarada como sendo de difícil compreensão, seja por falta de vocabulário robusto ou por falta de interesse em que os alunos, às vezes, tratam a disciplina como algo que não lhes servirá no futuro. Este trabalho tem como propósito mostrar o relato de experiências em sala de aula voltado ao ensino de língua Inglesa através dos gêneros textuais Charge e Tirinha demonstrando como o ensino de línguas pode torna-se mais acessível quando são desenvolvidas diferentes maneiras de apresentações dos conteúdos, saindo do ensino convencional e partindo para aulas mais dinâmicas, no intuito de incentivar a participação e envolver toda a turma. Por um lado, a tirinha aborda assuntos de natureza cômica, sendo composta por histórias em quadrinhos formadas geralmente por 3 ou 4 quadros, chamando sempre a nossa atenção para as suas imagens enquanto a charge sempre traz uma mensagem crítica e satiriza aspectos sociais polêmicos da atualidade, sendo possível criar um diálogo sócio-discursivo entre professor-aluno.. Além disso, a presença das imagens nestes dois gêneros textuais facilitam o entendimento e compreensão do tema, contando ainda com aquisição de vocabulário e conhecimento da gramática da língua alvo. Para referenciar e demonstrar tais modelos, iremos expor aulas ministradas aos alunos do 3º ano do ensino médio, turno tarde, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira – PB. Após as aulas, percebemos uma melhoria no tocante à compreensão das classes gramaticais presentes nos balões de diálogo, onde todos envolveram-se nos temas e puderam dialogar entre si de modo a trocar experiências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.