Resumo
A interpretação de textos e diálogos em inglês entre estudantes é encarada como sendo de difícil compreensão, seja por falta de vocabulário robusto ou por falta de interesse em que os alunos, às vezes, tratam a disciplina como algo que não lhes servirá no futuro. Este trabalho tem como propósito mostrar o relato de experiências em sala de aula voltado ao ensino de língua Inglesa através dos gêneros textuais Charge e Tirinha demonstrando como o ensino de línguas pode torna-se mais acessível quando são desenvolvidas diferentes maneiras de apresentações dos conteúdos, saindo do ensino convencional e partindo para aulas mais dinâmicas, no intuito de incentivar a participação e envolver toda a turma. Por um lado, a tirinha aborda assuntos de natureza cômica, sendo composta por histórias em quadrinhos formadas geralmente por 3 ou 4 quadros, chamando sempre a nossa atenção para as suas imagens enquanto a charge sempre traz uma mensagem crítica e satiriza aspectos sociais polêmicos da atualidade, sendo possível criar um diálogo sócio-discursivo entre professor-aluno.. Além disso, a presença das imagens nestes dois gêneros textuais facilitam o entendimento e compreensão do tema, contando ainda com aquisição de vocabulário e conhecimento da gramática da língua alvo. Para referenciar e demonstrar tais modelos, iremos expor aulas ministradas aos alunos do 3º ano do ensino médio, turno tarde, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira – PB. Após as aulas, percebemos uma melhoria no tocante à compreensão das classes gramaticais presentes nos balões de diálogo, onde todos envolveram-se nos temas e puderam dialogar entre si de modo a trocar experiências.