Na perspectiva educacional, a promoção da mudança deve ser enfatizada nos diversos âmbitos, buscada e almejada e a formação docente é parte considerável desse processo. Sabemos que as relações estabelecidas entre os sujeitos contribuem, demasiadamente, no processo de formação docente. Na formação para professores, fundamentada na racionalidade prático-reflexiva, argumentam em favor da promoção de relações interativas menos verticalizadas. Neste aspecto, os formadores são desafiados a legitimar e a problematizar os saberes experienciais dos professores. Assim, o presente artigo, objetiva identificar, nas relações interativas, situações de ensino que evidenciem o reconhecimento e a problematização dos saberes dos professores-cursistas. Pela natureza do estudo realizamos uma pesquisa com ênfase na abordagem qualitativa, utilizando a análise documental, observação participante e entrevista como instrumentos para coleta de dados. Para a organização dos dados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo. A investigação foi realizada no curso de Pedagogia, convênio PARFOR/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, tendo como colaboradores os formadores de professores, coordenador pedagógico do curso e professores-cursistas. O estudo revelou que, o saber docente é reconhecido como um saber prático, os quais serão, no âmbito da formação em exercício, reconfigurados em novos conhecimentos. Também concluímos que a proposição de situações de ensino, a partir de práticas problematizadoras, proporcionou a autocrítica e autoconscientização, exigindo dos formadores a elaboração de propostas complexas, que venham favorecer a análise das questões sociais mais amplas. Portanto, salientamos a importância dos saberes docentes na formação docente, sendo este elemento fundante, além de contributivos para a construção e reconhecimento do processo de valorização profissional. Assim, a pesquisa evidenciou que as relações interativas são reveladoras de saberes.