O presente artigo propõe estudar os gêneros digitais como “novos letramentos emergentes na sociedade contemporânea” (ROJO 2006). Para (LEMOS, 2002) vivemos na “chamada sociedade da informação em um tempo em que a comunicação mediada por computador e as questões de linguagem assumem um papel fundamental na vida pós-moderna”. Portanto, baseamos nossa sugestão de atividade no seguinte questionamento: O aluno se encontra subsumido no sistema de multiletramento digital? Nossa proposta é apresentar uma sequência didática que suplemente o conteúdo de um material didático voltado aos alunos dos anos finais da segunda fase do ensino fundamental. Essa sugestão de ensino terá um olhar para os letramentos múltiplos no uso das novas tecnologias de comunicação e informação. Sendo assim, levaremos em apreço as orientações que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) fazem sobre o trabalho de gêneros discursivos, bem como as contribuições de MARCUSCHI (2005), no que diz respeito aos gêneros digitais. Por fim, destacaremos a importância desse tipo de abordagem, sugerindo uma proposta de sequência didática descrita por DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY (2004), para o trabalho com o gênero digital Blog no âmbito escolar, para tanto tomaremos como base os pressupostos teóricos de KOMESU (2005) em relação ao Blog, o qual utilizaremos como plataforma de leitura e produção de artigos de opinião, Abordando uma metodologia ativa com o alvo de estimular e desenvolver a autonomia e criticidade do aluno frente à situações comunicativas e à sociedade para atuar, por meio da linguagem, em diferentes plataformas e contextos sociais.