O presente trabalho resulta da nossa experiência na disciplina “Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura” na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Campus de Currais Novos. Partimos do princípio de que um dos objetivos desse componente curricular obrigatório era a produção de um projeto pedagógico destinado ao Ensino Médio, por meio de elaboração de propostas de abordagens do ensino da língua e da literatura, após o conhecimento das especificidades da sala de aula. Assim sendo, esse estudo, em fase de desenvolvimento, divide-se nas seguintes etapas: a primeira diz respeito à geração de dados por meio das observações realizadas em sala de aula; a segunda consiste em pesquisa de cunho bibliográfico para fundamentação da proposta de intervenção; por fim, a aplicabilidade do projeto pedagógico construído a partir dos dados coletados. As observações se deram em uma turma de 3ª ano, constituída por 21 (vinte e um) alunos em uma escola estadual localizada no município de Currais Novos/RN, assim como o levantamento de informações, a pesquisa bibliográfica para a fundamentação do projeto pedagógico já foi realizada. Porém, a próxima etapa, ou seja, a intervenção, será efetivada no próximo período letivo do curso. Nessa perspectiva, a orientação investigativa adotada é a pesquisa-ação de natureza qualitativa. Mediante levantamento de dados durante as observações de algumas aulas de Língua Portuguesa, como também de informações fornecidas pela professora regente, tivemos o conhecimento de alguns problemas de produção escrita apresentados pelos discentes. Por isso, escolhemos trabalhar com o texto a partir da importância de sua construção como um processo, priorizando os gêneros textuais argumentativos, entre estes o artigo de opinião e a carta argumentativa. Nesse sentido, o trabalho, a ser desenvolvido no próximo semestre letivo, objetiva identificar as especificidades dos citados gêneros textuais argumentativos, observando as etapas essenciais que perpassam a construção de um texto, além de conhecer as estratégias para a produção textual e, finalmente, reconhecer a importância da reescrita no processo de construção de textos argumentativos. Nessa direção, consideramos o projeto relevante, pois a aplicabilidade desse só tende a acrescentar às aulas de Língua Portuguesa da instituição, haja vista que ao trabalharmos essa temática, pretendemos contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades linguísticas na modalidade escrita da língua Portuguesa e, consequentemente, no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, tornando-o mais significativo.