A LDB 9394/96 e, mais especificamente, a Resolução nº 3, de 26 de junho de 1998, propõem que o currículo do Ensino Médio inclua a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. Esse preceito é corroborado nos PCNs da Língua Portuguesa, os quais definem o domínio da língua como elemento fundamental para a participação social efetiva do cidadão. Dessa forma, o ensino da língua deve ser voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, de modo que este se comunique, tenha acesso à informação, expresse e defenda pontos de vista, partilhe ou construa visões de mundo e produza conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a depreensão desse objetivo de ensino com base em uma prova de conhecimentos específicos em concurso para professor de Português, do município de Parnamirim/RN, mais precisamente de uma questão que focaliza esse conteúdo, e os resultados alcançados nesta pelos professores candidatos nesse processo seletivo. Essa questão exigia do candidato o reconhecimento de tal objetivo do ensino da língua em um exercício hipoteticamente proposto para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia desta pesquisa consiste na interpretação dos dados sobre o desempenho dos candidatos na questão e na análise dos resultados obtidos à luz das teorias linguísticas contemporâneas. A pesquisa revela que apenas 36,7% dos professores candidatos nesse certame foram capazes de depreender o objetivo de ensino subjacente à atividade proposta na prova. Visto que a formação da competência comunicativa do aluno é uma das premissas basilares, capazes de orientar a prática pedagógica do ensino de língua materna, considera-se importante refletir sobre a formação de professores de Língua Portuguesa no RN, uma vez que, conforme esses resultados, a maioria dos professores-candidatos, ao menos no tocante a esse conteúdo, está aquém do esperado para o desempenho da prática profissional.