A DEPREENSÃO DO OBJETIVO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA REVELADA POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS CANDIDATOS EM CONCURSO PÚBLICO PARA O MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN – ANO 2015
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27127 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 509 "titulo" => "A DEPREENSÃO DO OBJETIVO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA REVELADA POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS CANDIDATOS EM CONCURSO PÚBLICO PARA O MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN – ANO 2015" "resumo" => "A LDB 9394/96 e, mais especificamente, a Resolução nº 3, de 26 de junho de 1998, propõem que o currículo do Ensino Médio inclua a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. Esse preceito é corroborado nos PCNs da Língua Portuguesa, os quais definem o domínio da língua como elemento fundamental para a participação social efetiva do cidadão. Dessa forma, o ensino da língua deve ser voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, de modo que este se comunique, tenha acesso à informação, expresse e defenda pontos de vista, partilhe ou construa visões de mundo e produza conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a depreensão desse objetivo de ensino com base em uma prova de conhecimentos específicos em concurso para professor de Português, do município de Parnamirim/RN, mais precisamente de uma questão que focaliza esse conteúdo, e os resultados alcançados nesta pelos professores candidatos nesse processo seletivo. Essa questão exigia do candidato o reconhecimento de tal objetivo do ensino da língua em um exercício hipoteticamente proposto para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia desta pesquisa consiste na interpretação dos dados sobre o desempenho dos candidatos na questão e na análise dos resultados obtidos à luz das teorias linguísticas contemporâneas. A pesquisa revela que apenas 36,7% dos professores candidatos nesse certame foram capazes de depreender o objetivo de ensino subjacente à atividade proposta na prova. Visto que a formação da competência comunicativa do aluno é uma das premissas basilares, capazes de orientar a prática pedagógica do ensino de língua materna, considera-se importante refletir sobre a formação de professores de Língua Portuguesa no RN, uma vez que, conforme esses resultados, a maioria dos professores-candidatos, ao menos no tocante a esse conteúdo, está aquém do esperado para o desempenho da prática profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "OBJETIVOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS, CONCEPÇÕES DE LÍNGUA, TEXTO E LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID509_15032017192510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLGA CARLA ESPÍNOLA DA HORA E SOUZA" "autor_nome_curto" => "OLGA SOUZA" "autor_email" => "olgacarla@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27127 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 509 "titulo" => "A DEPREENSÃO DO OBJETIVO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA REVELADA POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS CANDIDATOS EM CONCURSO PÚBLICO PARA O MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN – ANO 2015" "resumo" => "A LDB 9394/96 e, mais especificamente, a Resolução nº 3, de 26 de junho de 1998, propõem que o currículo do Ensino Médio inclua a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. Esse preceito é corroborado nos PCNs da Língua Portuguesa, os quais definem o domínio da língua como elemento fundamental para a participação social efetiva do cidadão. Dessa forma, o ensino da língua deve ser voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, de modo que este se comunique, tenha acesso à informação, expresse e defenda pontos de vista, partilhe ou construa visões de mundo e produza conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a depreensão desse objetivo de ensino com base em uma prova de conhecimentos específicos em concurso para professor de Português, do município de Parnamirim/RN, mais precisamente de uma questão que focaliza esse conteúdo, e os resultados alcançados nesta pelos professores candidatos nesse processo seletivo. Essa questão exigia do candidato o reconhecimento de tal objetivo do ensino da língua em um exercício hipoteticamente proposto para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia desta pesquisa consiste na interpretação dos dados sobre o desempenho dos candidatos na questão e na análise dos resultados obtidos à luz das teorias linguísticas contemporâneas. A pesquisa revela que apenas 36,7% dos professores candidatos nesse certame foram capazes de depreender o objetivo de ensino subjacente à atividade proposta na prova. Visto que a formação da competência comunicativa do aluno é uma das premissas basilares, capazes de orientar a prática pedagógica do ensino de língua materna, considera-se importante refletir sobre a formação de professores de Língua Portuguesa no RN, uma vez que, conforme esses resultados, a maioria dos professores-candidatos, ao menos no tocante a esse conteúdo, está aquém do esperado para o desempenho da prática profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "OBJETIVOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS, CONCEPÇÕES DE LÍNGUA, TEXTO E LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID509_15032017192510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLGA CARLA ESPÍNOLA DA HORA E SOUZA" "autor_nome_curto" => "OLGA SOUZA" "autor_email" => "olgacarla@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }