Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A DEPREENSÃO DO OBJETIVO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA REVELADA POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS CANDIDATOS EM CONCURSO PÚBLICO PARA O MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN – ANO 2015

Palavra-chaves: OBJETIVOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS, CONCEPÇÕES DE LÍNGUA, TEXTO E LEITURA Comunicação Oral (CO) GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27127
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 509
    "titulo" => "A DEPREENSÃO DO OBJETIVO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA REVELADA POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS CANDIDATOS EM CONCURSO PÚBLICO PARA O MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN – ANO 2015"
    "resumo" => "A LDB 9394/96 e, mais especificamente, a Resolução nº 3, de 26 de junho de 1998, propõem que o currículo do Ensino Médio inclua a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. Esse preceito é corroborado nos PCNs da Língua Portuguesa, os quais definem o domínio da língua como elemento fundamental para a participação social efetiva do cidadão. Dessa forma, o ensino da língua deve ser voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, de modo que este se comunique, tenha acesso à informação, expresse e defenda pontos de vista, partilhe ou construa visões de mundo e produza conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a depreensão desse objetivo de ensino com base em uma prova de conhecimentos específicos em concurso para professor de Português, do município de Parnamirim/RN, mais precisamente de uma questão que focaliza esse conteúdo, e os resultados alcançados nesta pelos professores candidatos nesse processo seletivo.  Essa questão exigia do candidato o reconhecimento de tal objetivo do ensino da língua em um exercício hipoteticamente proposto para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia desta pesquisa consiste na interpretação dos dados sobre o desempenho dos candidatos na questão e na análise dos resultados obtidos à luz das teorias linguísticas contemporâneas. A pesquisa revela que apenas 36,7% dos professores candidatos nesse certame foram capazes de depreender o objetivo de ensino subjacente à atividade proposta na prova. Visto que a formação da competência comunicativa do aluno é uma das premissas basilares, capazes de orientar a prática pedagógica do ensino de língua materna, considera-se importante refletir sobre a formação de professores de Língua Portuguesa no RN, uma vez que, conforme esses resultados, a maioria dos professores-candidatos, ao menos no tocante a esse conteúdo, está aquém do esperado para o desempenho da prática profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "OBJETIVOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS, CONCEPÇÕES DE LÍNGUA, TEXTO E LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID509_15032017192510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLGA CARLA ESPÍNOLA DA HORA E SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "OLGA SOUZA"
    "autor_email" => "olgacarla@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27127
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 384
    "inscrito_id" => 509
    "titulo" => "A DEPREENSÃO DO OBJETIVO DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA REVELADA POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS CANDIDATOS EM CONCURSO PÚBLICO PARA O MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN – ANO 2015"
    "resumo" => "A LDB 9394/96 e, mais especificamente, a Resolução nº 3, de 26 de junho de 1998, propõem que o currículo do Ensino Médio inclua a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. Esse preceito é corroborado nos PCNs da Língua Portuguesa, os quais definem o domínio da língua como elemento fundamental para a participação social efetiva do cidadão. Dessa forma, o ensino da língua deve ser voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, de modo que este se comunique, tenha acesso à informação, expresse e defenda pontos de vista, partilhe ou construa visões de mundo e produza conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a depreensão desse objetivo de ensino com base em uma prova de conhecimentos específicos em concurso para professor de Português, do município de Parnamirim/RN, mais precisamente de uma questão que focaliza esse conteúdo, e os resultados alcançados nesta pelos professores candidatos nesse processo seletivo.  Essa questão exigia do candidato o reconhecimento de tal objetivo do ensino da língua em um exercício hipoteticamente proposto para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia desta pesquisa consiste na interpretação dos dados sobre o desempenho dos candidatos na questão e na análise dos resultados obtidos à luz das teorias linguísticas contemporâneas. A pesquisa revela que apenas 36,7% dos professores candidatos nesse certame foram capazes de depreender o objetivo de ensino subjacente à atividade proposta na prova. Visto que a formação da competência comunicativa do aluno é uma das premissas basilares, capazes de orientar a prática pedagógica do ensino de língua materna, considera-se importante refletir sobre a formação de professores de Língua Portuguesa no RN, uma vez que, conforme esses resultados, a maioria dos professores-candidatos, ao menos no tocante a esse conteúdo, está aquém do esperado para o desempenho da prática profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE"
    "palavra_chave" => "OBJETIVOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS, CONCEPÇÕES DE LÍNGUA, TEXTO E LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID509_15032017192510.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OLGA CARLA ESPÍNOLA DA HORA E SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "OLGA SOUZA"
    "autor_email" => "olgacarla@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

A LDB 9394/96 e, mais especificamente, a Resolução nº 3, de 26 de junho de 1998, propõem que o currículo do Ensino Médio inclua a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. Esse preceito é corroborado nos PCNs da Língua Portuguesa, os quais definem o domínio da língua como elemento fundamental para a participação social efetiva do cidadão. Dessa forma, o ensino da língua deve ser voltado para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, de modo que este se comunique, tenha acesso à informação, expresse e defenda pontos de vista, partilhe ou construa visões de mundo e produza conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a depreensão desse objetivo de ensino com base em uma prova de conhecimentos específicos em concurso para professor de Português, do município de Parnamirim/RN, mais precisamente de uma questão que focaliza esse conteúdo, e os resultados alcançados nesta pelos professores candidatos nesse processo seletivo. Essa questão exigia do candidato o reconhecimento de tal objetivo do ensino da língua em um exercício hipoteticamente proposto para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia desta pesquisa consiste na interpretação dos dados sobre o desempenho dos candidatos na questão e na análise dos resultados obtidos à luz das teorias linguísticas contemporâneas. A pesquisa revela que apenas 36,7% dos professores candidatos nesse certame foram capazes de depreender o objetivo de ensino subjacente à atividade proposta na prova. Visto que a formação da competência comunicativa do aluno é uma das premissas basilares, capazes de orientar a prática pedagógica do ensino de língua materna, considera-se importante refletir sobre a formação de professores de Língua Portuguesa no RN, uma vez que, conforme esses resultados, a maioria dos professores-candidatos, ao menos no tocante a esse conteúdo, está aquém do esperado para o desempenho da prática profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.