O estudo do Teorema de Pitágoras é visto como um assunto difícil porque é exposto nos livros didáticos de Matemática como algo mecânico, sistematizado, limitando-se a manipulação algébrica. Usando os livros paradidáticos juntamente com os livros didáticos em sala de aula estaremos estabelecendo uma abordagem diferenciada não restrita à fórmula, por meio dos gêneros textuais viabilizando um maior interesse, apresentando a matemática de forma dinâmica e motivando o estudo desta ciência. Ou seja, trabalhar a interdisciplinaridade da Matemática com outras áreas do conhecimento como a Língua Portuguesa. Face ao exposto, nossa pergunta condutora quais as contribuições do uso dos gêneros textuais nos livros paradidáticos nas aulas de Matemática para a abordagem do conteúdo Teorema de Pitágoras no 9º ano do Ensino Fundamental? Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições do uso dos gêneros textuais nos livros paradidáticos nas aulas de Matemática para a abordagem do conteúdo Teorema de Pitágoras 9º ano do Ensino Fundamental. Nesse contexto a linguagem Matemática e os gêneros textuais se fazem essenciais para assimilar esses conhecimentos. Na linguagem Matemática, a língua materna e a linguagem simbólica interagem para comunicar as mensagens. Este estudo é uma pesquisa bibliográfica que enquadra-se na modalidade de pesquisa qualitativa. A trajetória metodológica deste trabalho orienta-se análise dos livros didáticos e paradidáticos, e posteriormente a elaboração de propostas práticas utilizando os gêneros textuais com enfoque especial no Conto. Inicialmente deverá ser feita uma breve e didática exposição teórica/prática do conteúdo Teorema de Pitágoras no livro didático, leitura dos trechos ou capítulos dos livros paradidáticos e um estudo comparativo sobre como o conteúdo Teorema de Pitágoras é abordado a partir do uso desses materiais pedagógicos, que acarretará em um momento de reflexão/argumentação sobre o ensino e aprendizagem através dos livros paradidáticos tentando estabelecer uma ponte com o livro didático. Essa pesquisa encontra-se em andamento, espera-se que durante as aulas os alunos possam perceber que o uso dessa prática pode deixar a aula mais dinâmica, lúdica, e proporcionar uma nova óptica no estudo do Teorema de Pitágoras.