O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27477 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1182 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "A relação entre a consciência fonológica e a aprendizagem de uma língua estrangeira constitui uma fonte inesgotável de questionamentos. Suscitando o olhar atento e incansável do professor-pesquisador, que faz da sua prática uma constante busca por respostas. O foco das pesquisas envolvendo consciência fonológica no Brasil está, primordialmente, relacionado à aquisição da leitura e da escrita da língua materna. Assim, a contribuição da nossa pesquisa justifica-se pela abordagem de uma questão ainda pouco estudada. Neste trabalho, vamos caracterizar e discutir os níveis de consciência fonológica na aquisição de língua inglesa com foco no nível de consciência fonêmica, como também a importância de ser consciente fonologicamente para um aprendizado mais eficaz. Para tanto, descreveremos a nossa experiência com a utilização de uma sequência didática desenvolvida no curso das pesquisas realizadas junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto intitulado Fanatics for Phonetics: Sequências Didáticas no Ensino da Pronúncia de Língua Inglesa nas Escolas Públicas, cujo objetivo é trabalhar o uso de gêneros discursivos, por meio de sequências didáticas. A nossa sequência didática, com o propósito de desenvolver a consciência fonológica no nível do fonema, foi aplicada em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola particular, localizada no município de Curral de Cima – PB. Como resultado, pudemos notar melhoras significantes referentes a pronúncia dos alunos, maior convicção ao falar e o aumento da consciência fonológica dos mesmos em relação a língua inglesa. O presente trabalho está amparado nas teorias de Bronckart (2006), sobre o interacionismo sociodiscursivo, Schneuwly & Dolz (2004), sobre o uso das sequências didáticas, Alves (2012) e Lamprecht (2011), sobre a aquisição da linguagem e a consciência dos aspectos fonético-fonológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA\u{A0}E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, LÍNGUA INGLESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA14_ID1182_14032017211638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYLTON DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MAYLTON F." "autor_email" => "maylton.fernandes@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27477 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1182 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "A relação entre a consciência fonológica e a aprendizagem de uma língua estrangeira constitui uma fonte inesgotável de questionamentos. Suscitando o olhar atento e incansável do professor-pesquisador, que faz da sua prática uma constante busca por respostas. O foco das pesquisas envolvendo consciência fonológica no Brasil está, primordialmente, relacionado à aquisição da leitura e da escrita da língua materna. Assim, a contribuição da nossa pesquisa justifica-se pela abordagem de uma questão ainda pouco estudada. Neste trabalho, vamos caracterizar e discutir os níveis de consciência fonológica na aquisição de língua inglesa com foco no nível de consciência fonêmica, como também a importância de ser consciente fonologicamente para um aprendizado mais eficaz. Para tanto, descreveremos a nossa experiência com a utilização de uma sequência didática desenvolvida no curso das pesquisas realizadas junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto intitulado Fanatics for Phonetics: Sequências Didáticas no Ensino da Pronúncia de Língua Inglesa nas Escolas Públicas, cujo objetivo é trabalhar o uso de gêneros discursivos, por meio de sequências didáticas. A nossa sequência didática, com o propósito de desenvolver a consciência fonológica no nível do fonema, foi aplicada em uma turma do 7º ano do ensino fundamental de uma escola particular, localizada no município de Curral de Cima – PB. Como resultado, pudemos notar melhoras significantes referentes a pronúncia dos alunos, maior convicção ao falar e o aumento da consciência fonológica dos mesmos em relação a língua inglesa. O presente trabalho está amparado nas teorias de Bronckart (2006), sobre o interacionismo sociodiscursivo, Schneuwly & Dolz (2004), sobre o uso das sequências didáticas, Alves (2012) e Lamprecht (2011), sobre a aquisição da linguagem e a consciência dos aspectos fonético-fonológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA\u{A0}E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, LÍNGUA INGLESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA14_ID1182_14032017211638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYLTON DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MAYLTON F." "autor_email" => "maylton.fernandes@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }