Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

OFICINAS DE LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA POR E PARA LICENCIANDOS DO IFPE: UMA ATIVIDADE PROPOSTA NO VI PLURI PESQUEIRA

Palavra-chaves: OFICINAS, TEOREMA DE PITÁGORAS, CRIPTOGRAFIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Relato de Experiência (RE) ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante as fases de planejamento, de aplicação e de avaliação das oficinas “Teorema de Pitágoras e suas generalizações planas e espaciais” e “Criptografia: a Construção de Mensagens Secretas”, ambas realizadas nas dependências do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira, durante a realização do VI Pluri Pesqueira. O grupo de proponentes dessas oficinas foi constituído por licenciandos e docente vinculados ao Curso de Licenciatura em Matemática. O público alvo das oficinas foram licenciandos em matemática e professores da educação básica, os quais realizaram todas as atividades de modo individual ou em duplas, escolhidas voluntariamente pelos mesmos. Cada participante recebeu um lápis comum, uma borracha, uma régua e as folhas de atividades como material de apoio para as atividades práticas. As oficinas tiveram como objetivo favorecer atividades experimentais associadas às generalizações e verificações de proposições matemáticas que são tratadas na Educação Básica, com exceção da proposta de utilizar a criptografia com recurso da aritmética modular. Os conteúdos programáticos para essas atividades estavam relacionados com áreas e semelhança de figuras planas, volumes de sólidos, o Teorema de Pitágoras, conceitos associados a criptografia, multiplicação e inversão de matrizes e aritmética modular. Os resultados da aplicação dessas oficinas se destacam no fazer matemática dos proponentes e dos participantes, e no interesse naturalmente despertado entre os envolvidos durante todas as etapas de desenvolvimento das atividades propostas. Espera-se ter contribuído de forma significativa com a formação dos licenciandos e professores ali presentes, e que durante a sua prática docente ao ensinar o Teorema de Pitágoras e a Álgebra Matricial, lembrem-se de não limitar a concepção dos alunos, pelo contrário, que possam expandir suas possibilidades.

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