Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DE MATERIAL DIDATICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAL CONCRETO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26493
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "O USO DE MATERIAL DIDATICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo refletir sobre os Materiais Didáticos (MD) e Resolução de Problemas como possíveis alternativas de fazer matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa pesquisa tem cunho bibliográfico, qualitativo e descritivo. A referida pesquisa contou com o mapeamento das comunicações científicas dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM dos anos de 2013 e 2016. Percebemos que em 2013, os trabalhos acadêmicos apresentam grandes preocupações com a formação docente, mas não oferece práticas mais lúdicas que leve o aluno a associar o problema ao real, discute o uso do MD, de forma superficial que pouco favorece a prática de sala de aula, o mesmo foi observado nos trabalhos realizados no último congresso. Partindo disto, fizemos estudos de nomeados autores do campo da educação e documentos nacionais. A resolução de um problema tem que ser algo desafiador, que em primeiro momento seja um verdadeiro problema para o leitor, mas que desperte o mesmo em busca de uma solução, desafiando a traçar estratégias que solucionem esse problema. Para comprovação da teoria, intervimos em uma escola localizada no município de Aroeiras – PB na turma de segundo ano do ensino fundamental e contamos com a participação dos dez alunos, haja vista ser uma turma pertencente a uma instituição privada de ensino. Iniciamos a aula apresentando à temática e os materiais utilizados, posteriormente, convidamos os alunos a escolherem problemas, previamente selecionados, e resolverem utilizando os MDs, onde permitia aos outros alunos conhecer e sugerir novas estratégias. Durante o tempo de realização da atividade percebemos a motivação deles em reconstruir os conceitos do campo aditivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAL CONCRETO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID430_24102016204352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELMIRA MEIRELES DE ANDRADE ROMÃO"
    "autor_nome_curto" => "DELMIRA"
    "autor_email" => "delmira_meireles@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26493
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "O USO DE MATERIAL DIDATICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo refletir sobre os Materiais Didáticos (MD) e Resolução de Problemas como possíveis alternativas de fazer matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa pesquisa tem cunho bibliográfico, qualitativo e descritivo. A referida pesquisa contou com o mapeamento das comunicações científicas dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM dos anos de 2013 e 2016. Percebemos que em 2013, os trabalhos acadêmicos apresentam grandes preocupações com a formação docente, mas não oferece práticas mais lúdicas que leve o aluno a associar o problema ao real, discute o uso do MD, de forma superficial que pouco favorece a prática de sala de aula, o mesmo foi observado nos trabalhos realizados no último congresso. Partindo disto, fizemos estudos de nomeados autores do campo da educação e documentos nacionais. A resolução de um problema tem que ser algo desafiador, que em primeiro momento seja um verdadeiro problema para o leitor, mas que desperte o mesmo em busca de uma solução, desafiando a traçar estratégias que solucionem esse problema. Para comprovação da teoria, intervimos em uma escola localizada no município de Aroeiras – PB na turma de segundo ano do ensino fundamental e contamos com a participação dos dez alunos, haja vista ser uma turma pertencente a uma instituição privada de ensino. Iniciamos a aula apresentando à temática e os materiais utilizados, posteriormente, convidamos os alunos a escolherem problemas, previamente selecionados, e resolverem utilizando os MDs, onde permitia aos outros alunos conhecer e sugerir novas estratégias. Durante o tempo de realização da atividade percebemos a motivação deles em reconstruir os conceitos do campo aditivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental"
    "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAL CONCRETO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID430_24102016204352.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DELMIRA MEIRELES DE ANDRADE ROMÃO"
    "autor_nome_curto" => "DELMIRA"
    "autor_email" => "delmira_meireles@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os Materiais Didáticos (MD) e Resolução de Problemas como possíveis alternativas de fazer matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa pesquisa tem cunho bibliográfico, qualitativo e descritivo. A referida pesquisa contou com o mapeamento das comunicações científicas dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM dos anos de 2013 e 2016. Percebemos que em 2013, os trabalhos acadêmicos apresentam grandes preocupações com a formação docente, mas não oferece práticas mais lúdicas que leve o aluno a associar o problema ao real, discute o uso do MD, de forma superficial que pouco favorece a prática de sala de aula, o mesmo foi observado nos trabalhos realizados no último congresso. Partindo disto, fizemos estudos de nomeados autores do campo da educação e documentos nacionais. A resolução de um problema tem que ser algo desafiador, que em primeiro momento seja um verdadeiro problema para o leitor, mas que desperte o mesmo em busca de uma solução, desafiando a traçar estratégias que solucionem esse problema. Para comprovação da teoria, intervimos em uma escola localizada no município de Aroeiras – PB na turma de segundo ano do ensino fundamental e contamos com a participação dos dez alunos, haja vista ser uma turma pertencente a uma instituição privada de ensino. Iniciamos a aula apresentando à temática e os materiais utilizados, posteriormente, convidamos os alunos a escolherem problemas, previamente selecionados, e resolverem utilizando os MDs, onde permitia aos outros alunos conhecer e sugerir novas estratégias. Durante o tempo de realização da atividade percebemos a motivação deles em reconstruir os conceitos do campo aditivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.