O USO DE MATERIAL DIDATICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26493 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 430 "titulo" => "O USO DE MATERIAL DIDATICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo refletir sobre os Materiais Didáticos (MD) e Resolução de Problemas como possíveis alternativas de fazer matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa pesquisa tem cunho bibliográfico, qualitativo e descritivo. A referida pesquisa contou com o mapeamento das comunicações científicas dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM dos anos de 2013 e 2016. Percebemos que em 2013, os trabalhos acadêmicos apresentam grandes preocupações com a formação docente, mas não oferece práticas mais lúdicas que leve o aluno a associar o problema ao real, discute o uso do MD, de forma superficial que pouco favorece a prática de sala de aula, o mesmo foi observado nos trabalhos realizados no último congresso. Partindo disto, fizemos estudos de nomeados autores do campo da educação e documentos nacionais. A resolução de um problema tem que ser algo desafiador, que em primeiro momento seja um verdadeiro problema para o leitor, mas que desperte o mesmo em busca de uma solução, desafiando a traçar estratégias que solucionem esse problema. Para comprovação da teoria, intervimos em uma escola localizada no município de Aroeiras – PB na turma de segundo ano do ensino fundamental e contamos com a participação dos dez alunos, haja vista ser uma turma pertencente a uma instituição privada de ensino. Iniciamos a aula apresentando à temática e os materiais utilizados, posteriormente, convidamos os alunos a escolherem problemas, previamente selecionados, e resolverem utilizando os MDs, onde permitia aos outros alunos conhecer e sugerir novas estratégias. Durante o tempo de realização da atividade percebemos a motivação deles em reconstruir os conceitos do campo aditivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAL CONCRETO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID430_24102016204352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELMIRA MEIRELES DE ANDRADE ROMÃO" "autor_nome_curto" => "DELMIRA" "autor_email" => "delmira_meireles@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26493 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 68 "inscrito_id" => 430 "titulo" => "O USO DE MATERIAL DIDATICO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo refletir sobre os Materiais Didáticos (MD) e Resolução de Problemas como possíveis alternativas de fazer matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa pesquisa tem cunho bibliográfico, qualitativo e descritivo. A referida pesquisa contou com o mapeamento das comunicações científicas dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM dos anos de 2013 e 2016. Percebemos que em 2013, os trabalhos acadêmicos apresentam grandes preocupações com a formação docente, mas não oferece práticas mais lúdicas que leve o aluno a associar o problema ao real, discute o uso do MD, de forma superficial que pouco favorece a prática de sala de aula, o mesmo foi observado nos trabalhos realizados no último congresso. Partindo disto, fizemos estudos de nomeados autores do campo da educação e documentos nacionais. A resolução de um problema tem que ser algo desafiador, que em primeiro momento seja um verdadeiro problema para o leitor, mas que desperte o mesmo em busca de uma solução, desafiando a traçar estratégias que solucionem esse problema. Para comprovação da teoria, intervimos em uma escola localizada no município de Aroeiras – PB na turma de segundo ano do ensino fundamental e contamos com a participação dos dez alunos, haja vista ser uma turma pertencente a uma instituição privada de ensino. Iniciamos a aula apresentando à temática e os materiais utilizados, posteriormente, convidamos os alunos a escolherem problemas, previamente selecionados, e resolverem utilizando os MDs, onde permitia aos outros alunos conhecer e sugerir novas estratégias. Durante o tempo de realização da atividade percebemos a motivação deles em reconstruir os conceitos do campo aditivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, MATERIAL CONCRETO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID430_24102016204352.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELMIRA MEIRELES DE ANDRADE ROMÃO" "autor_nome_curto" => "DELMIRA" "autor_email" => "delmira_meireles@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }