Este artigo tem por objetivo refletir sobre os Materiais Didáticos (MD) e Resolução de Problemas como possíveis alternativas de fazer matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Essa pesquisa tem cunho bibliográfico, qualitativo e descritivo. A referida pesquisa contou com o mapeamento das comunicações científicas dos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM dos anos de 2013 e 2016. Percebemos que em 2013, os trabalhos acadêmicos apresentam grandes preocupações com a formação docente, mas não oferece práticas mais lúdicas que leve o aluno a associar o problema ao real, discute o uso do MD, de forma superficial que pouco favorece a prática de sala de aula, o mesmo foi observado nos trabalhos realizados no último congresso. Partindo disto, fizemos estudos de nomeados autores do campo da educação e documentos nacionais. A resolução de um problema tem que ser algo desafiador, que em primeiro momento seja um verdadeiro problema para o leitor, mas que desperte o mesmo em busca de uma solução, desafiando a traçar estratégias que solucionem esse problema. Para comprovação da teoria, intervimos em uma escola localizada no município de Aroeiras – PB na turma de segundo ano do ensino fundamental e contamos com a participação dos dez alunos, haja vista ser uma turma pertencente a uma instituição privada de ensino. Iniciamos a aula apresentando à temática e os materiais utilizados, posteriormente, convidamos os alunos a escolherem problemas, previamente selecionados, e resolverem utilizando os MDs, onde permitia aos outros alunos conhecer e sugerir novas estratégias. Durante o tempo de realização da atividade percebemos a motivação deles em reconstruir os conceitos do campo aditivo.