O objetivo deste estudo está associado à pesquisa acerca da desenvoltura de uma escola pública municipal na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil, no trabalho de seus profissionais da educação na área da matemática lidando com alunos com síndrome de Down. A pesquisa científica buscou avaliar as experiências, os problemas e as desenvolturas cotidianas, bem como a formação pedagógica dos professores em relação ao entendimento e desenvolvimento escolar destes alunos, numa busca de tentar possibilitar à inclusão através da igualdade de acesso às práticas sócio-educacionais promovendo dignidade, cidadania e conhecimento matemático; realizando a pesquisa através do convívio diretamente no ambiente escolar (sala de aula e sala de multi recursos), procurando e analisando as dificuldades enfrentadas durante as aulas de matemática com a presença de alunos com síndrome de Down, como também realizando entrevistas com as pessoas relacionadas diretamente com eles (pais, irmãos, parentes, cuidadores), partindo do contato com os professores, os colegas de sala que influenciam diretamente em todo o processo de ensino-aprendizagem e inclusão; após esta analise, houve o aprofundamento dos estudos procurando referenciais teóricos, averiguando o papel fundamental dos professores e familiares destes alunos, destacando a importância no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo e matemático, buscando reduzir as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, sugerindo ferramentas e/ou experiências que possam auxiliar em todo processo evolutivo dos alunos com síndrome de Down.