Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
0 of 0
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26426 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 636 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma um instrumento que possibilita dentre tantos outros a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre os aspectos relacionados ao ensinar e aprender matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, trazendo ainda uma discussão sobre as questões inerentes a alfabetização e o letramento matemático, além de outras temáticas pertinentes do fazer matemático como a ludicidade, a literatura infantil como um dos subsídios para a prática de letramento em matemática, a interdisciplinaridade como aliada da matemática há outros campos do saber e o uso de materiais manipuláveis como uma estratégia de ensino nas aulas de matemática. Para esse diálogo, trouxemos como referência estudiosos que já se debruçaram sobre a temática, tais como Tardif (2003), Alro Skovsmose, (2006), Kishimoto (2008), Moura (2008), Nacarato; Mengali; Passos, (2009) Lima, Teles e Leal (2012), Scolaro (2008) e Brasil (2014). Portanto, o artigo vem apresenta aspectos relevantes que contribuir para pensamos a Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que estamos inseridos e analisar de maneira crítica, os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático.O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID636_30102016123832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO" "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26426 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 636 "titulo" => "ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma um instrumento que possibilita dentre tantos outros a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre os aspectos relacionados ao ensinar e aprender matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, trazendo ainda uma discussão sobre as questões inerentes a alfabetização e o letramento matemático, além de outras temáticas pertinentes do fazer matemático como a ludicidade, a literatura infantil como um dos subsídios para a prática de letramento em matemática, a interdisciplinaridade como aliada da matemática há outros campos do saber e o uso de materiais manipuláveis como uma estratégia de ensino nas aulas de matemática. Para esse diálogo, trouxemos como referência estudiosos que já se debruçaram sobre a temática, tais como Tardif (2003), Alro Skovsmose, (2006), Kishimoto (2008), Moura (2008), Nacarato; Mengali; Passos, (2009) Lima, Teles e Leal (2012), Scolaro (2008) e Brasil (2014). Portanto, o artigo vem apresenta aspectos relevantes que contribuir para pensamos a Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que estamos inseridos e analisar de maneira crítica, os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático.O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID636_30102016123832.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVALDO ALBUQUERQUE DE LIRA" "autor_nome_curto" => "JOSIVALDO" "autor_email" => "josivaldoufpb@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma um instrumento que possibilita dentre tantos outros a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre os aspectos relacionados ao ensinar e aprender matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, trazendo ainda uma discussão sobre as questões inerentes a alfabetização e o letramento matemático, além de outras temáticas pertinentes do fazer matemático como a ludicidade, a literatura infantil como um dos subsídios para a prática de letramento em matemática, a interdisciplinaridade como aliada da matemática há outros campos do saber e o uso de materiais manipuláveis como uma estratégia de ensino nas aulas de matemática. Para esse diálogo, trouxemos como referência estudiosos que já se debruçaram sobre a temática, tais como Tardif (2003), Alro Skovsmose, (2006), Kishimoto (2008), Moura (2008), Nacarato; Mengali; Passos, (2009) Lima, Teles e Leal (2012), Scolaro (2008) e Brasil (2014). Portanto, o artigo vem apresenta aspectos relevantes que contribuir para pensamos a Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que estamos inseridos e analisar de maneira crítica, os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.