O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma um instrumento que possibilita dentre tantos outros a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber. Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre os aspectos relacionados ao ensinar e aprender matemática nas séries iniciais do ensino fundamental, trazendo ainda uma discussão sobre as questões inerentes a alfabetização e o letramento matemático, além de outras temáticas pertinentes do fazer matemático como a ludicidade, a literatura infantil como um dos subsídios para a prática de letramento em matemática, a interdisciplinaridade como aliada da matemática há outros campos do saber e o uso de materiais manipuláveis como uma estratégia de ensino nas aulas de matemática. Para esse diálogo, trouxemos como referência estudiosos que já se debruçaram sobre a temática, tais como Tardif (2003), Alro Skovsmose, (2006), Kishimoto (2008), Moura (2008), Nacarato; Mengali; Passos, (2009) Lima, Teles e Leal (2012), Scolaro (2008) e Brasil (2014). Portanto, o artigo vem apresenta aspectos relevantes que contribuir para pensamos a Matemática como uma linguagem que ajuda a compreender o mundo em que estamos inseridos e analisar de maneira crítica, os diferentes usos sociais e significados do conhecimento matemático.