A IDENTIDADE DOS(AS) PESQUISADORES(AS) DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E OS LAÇOS COM A PEDAGOGIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 263 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 452 "titulo" => "A IDENTIDADE DOS(AS) PESQUISADORES(AS) DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E OS LAÇOS COM A PEDAGOGIA" "resumo" => "(INTRODUÇÃO) Este trabalho é um recorte da pesquisa “Diálogos Autobiográficos: Reminiscências do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) – PIBIC – 2010/2011” e tem como objetivo levantar uma reflexão em torno da identidade dos(as) pesquisadores(as) deste Grupo e os laços de pertencimento com o Curso de Pedagogia, presentes nos relatos de suas experiências formadoras, levantando reflexões sobre as motivações que influenciaram na escolha dessa profissão, as situações vivenciadas no decorrer do Curso, o trajeto percorrido até se tornarem educadores(as). (METODOLOGIA) Para isso realizamos estudos teóricos nas seguintes obras e/ou textos: Bardin (2009), Brandão (2003), Brandão (2008), Brzezinski (2002), Catani et all (2003), Flick (2009), Freire (2010), Imbernón (2010), Josso (2010), Libâneo (2010), Moreira (1984), Nóvoa (1999), Pineau (2006), Tardif e Lessard (2008) e analisamos as narrativas escritas de 06 pesquisadores(as) do NEEd, desenvolvidas durante os encontros dessa pesquisa. (RESULTADOS) Constatamos que alguns(as) profissionais escolherem o Curso de Pedagogia porque se identificavam com a área da educação; outros(as) relataram que no início de sua formação tinham pouca identificação com a profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas durante a formação em Pedagogia destacaram-se: os aspectos financeiros e o deslocamento. (CONCLUSÃO) Percebemos que os(as) pesquisadores(as) do NEEd construíram laços conflituosos com a Pedagogia, seja como discentes ou mesmo profissionais, oscilando entre desejo, amor, insatisfação, indecisão e desilusão, corroborando estudos sobre a crise e dilemas da profissão docente, como o estudo organizado por Nóvoa (1999) e Tardif e Lessard (2008). Palavras-chave: Identidade. Formação docente. Narrativas de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Identidade, Formação docente, Narrativas de vida" "idioma" => "Português" "arquivo" => "aa9e06ed034c46f5f59d41a41a897fa0_452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILZA DE SOUZA BESERRA" "autor_nome_curto" => "IVANILZA" "autor_email" => "ivanilza2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 263 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 452 "titulo" => "A IDENTIDADE DOS(AS) PESQUISADORES(AS) DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E OS LAÇOS COM A PEDAGOGIA" "resumo" => "(INTRODUÇÃO) Este trabalho é um recorte da pesquisa “Diálogos Autobiográficos: Reminiscências do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) – PIBIC – 2010/2011” e tem como objetivo levantar uma reflexão em torno da identidade dos(as) pesquisadores(as) deste Grupo e os laços de pertencimento com o Curso de Pedagogia, presentes nos relatos de suas experiências formadoras, levantando reflexões sobre as motivações que influenciaram na escolha dessa profissão, as situações vivenciadas no decorrer do Curso, o trajeto percorrido até se tornarem educadores(as). (METODOLOGIA) Para isso realizamos estudos teóricos nas seguintes obras e/ou textos: Bardin (2009), Brandão (2003), Brandão (2008), Brzezinski (2002), Catani et all (2003), Flick (2009), Freire (2010), Imbernón (2010), Josso (2010), Libâneo (2010), Moreira (1984), Nóvoa (1999), Pineau (2006), Tardif e Lessard (2008) e analisamos as narrativas escritas de 06 pesquisadores(as) do NEEd, desenvolvidas durante os encontros dessa pesquisa. (RESULTADOS) Constatamos que alguns(as) profissionais escolherem o Curso de Pedagogia porque se identificavam com a área da educação; outros(as) relataram que no início de sua formação tinham pouca identificação com a profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas durante a formação em Pedagogia destacaram-se: os aspectos financeiros e o deslocamento. (CONCLUSÃO) Percebemos que os(as) pesquisadores(as) do NEEd construíram laços conflituosos com a Pedagogia, seja como discentes ou mesmo profissionais, oscilando entre desejo, amor, insatisfação, indecisão e desilusão, corroborando estudos sobre a crise e dilemas da profissão docente, como o estudo organizado por Nóvoa (1999) e Tardif e Lessard (2008). Palavras-chave: Identidade. Formação docente. Narrativas de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "Identidade, Formação docente, Narrativas de vida" "idioma" => "Português" "arquivo" => "aa9e06ed034c46f5f59d41a41a897fa0_452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANILZA DE SOUZA BESERRA" "autor_nome_curto" => "IVANILZA" "autor_email" => "ivanilza2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }