PRÉDIOS ESCOLARES E A INSTRUÇÃO FORMAL NOS PRIMEIROS ANOS DO BAIRRO ITARARÉ: O PÚBLICO E O PRIVADO NAS DÉCADAS 1970 E 1980
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 451 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 1988 "titulo" => "PRÉDIOS ESCOLARES E A INSTRUÇÃO FORMAL NOS PRIMEIROS ANOS DO BAIRRO ITARARÉ: O PÚBLICO E O PRIVADO NAS DÉCADAS 1970 E 1980" "resumo" => "O presente artigo visa discutir as repercussões acerca da implantação das três primeiras instituições escolares do bairro Itararé e do Centro Social Urbano (CSU), prédios públicos fundamentais para a fixação da população e expansão urbana daquela região, que ao lado da Fundação Bradesco, escola privada e de cunho filantrópico, destacam-se naquele espaço como elementos urbanísticos e educacionais. A metodologia adotada para a realização desse trabalho compreende pesquisa de campo, levantamento, digitalização e análise de documentos acerca da história do bairro, assim como de seus prédios públicos e privados estudados; também foi realizada fundamentação teórica pertinente à temática investigada, baseados em autores como Décio Gatti Júnior, José Luís Sanfelice, Ester Buffa e Justino Magalhães. Construídos em um bairro pobre e marginalizado socialmente, as três primeiras instituições escolares do bairro, em parceria com o CSU, configuraram o principal centro irradiador de educação e cultura formal para aquele conjunto habitacional naquela época. A Fundação Bradesco, implantada alguns anos depois da inauguração do bairro, veio contribuir para a formação educacional daquela clientela carente. Dessa forma, o público e o privado, com realidades destoantes, colaboraram para a formação educacional dos primeiros moradores, ademais foram fundamentais para a urbanização do bairro." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "História da educação, Instituições escolares, Teresina" "idioma" => "Português" "arquivo" => "02b1be3fe162693d8a1506026f13cec7_1988.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANE VIEIRA" "autor_email" => "marianevieira15@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 451 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 532 "inscrito_id" => 1988 "titulo" => "PRÉDIOS ESCOLARES E A INSTRUÇÃO FORMAL NOS PRIMEIROS ANOS DO BAIRRO ITARARÉ: O PÚBLICO E O PRIVADO NAS DÉCADAS 1970 E 1980" "resumo" => "O presente artigo visa discutir as repercussões acerca da implantação das três primeiras instituições escolares do bairro Itararé e do Centro Social Urbano (CSU), prédios públicos fundamentais para a fixação da população e expansão urbana daquela região, que ao lado da Fundação Bradesco, escola privada e de cunho filantrópico, destacam-se naquele espaço como elementos urbanísticos e educacionais. A metodologia adotada para a realização desse trabalho compreende pesquisa de campo, levantamento, digitalização e análise de documentos acerca da história do bairro, assim como de seus prédios públicos e privados estudados; também foi realizada fundamentação teórica pertinente à temática investigada, baseados em autores como Décio Gatti Júnior, José Luís Sanfelice, Ester Buffa e Justino Magalhães. Construídos em um bairro pobre e marginalizado socialmente, as três primeiras instituições escolares do bairro, em parceria com o CSU, configuraram o principal centro irradiador de educação e cultura formal para aquele conjunto habitacional naquela época. A Fundação Bradesco, implantada alguns anos depois da inauguração do bairro, veio contribuir para a formação educacional daquela clientela carente. Dessa forma, o público e o privado, com realidades destoantes, colaboraram para a formação educacional dos primeiros moradores, ademais foram fundamentais para a urbanização do bairro." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "19 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "História da educação, Instituições escolares, Teresina" "idioma" => "Português" "arquivo" => "02b1be3fe162693d8a1506026f13cec7_1988.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIANE VIEIRA" "autor_email" => "marianevieira15@hotmail.c" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }