REFLEXÃO E FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PARNAIBA-PI
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 188 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 1704 "titulo" => "REFLEXÃO E FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PARNAIBA-PI" "resumo" => "O Ensino de História nas Series Iniciais do Ensino Fundamental, perpassa por uma metodologia voltada para um ensino sem criticidade dos fatos ocorridos e abordados, baseados em datas e heróis históricos, assim formando os alunos meros reprodutores históricos, sem que haja uma criticidade dos fatos e não tornando os mesmos seres capazes de refletir sobre ações e decisões dentro do contexto social. As reflexões deste trabalho incidem acerca da importância do ensino de História nas séries inicias do Ensino Fundamental, perpassando pela prática e conteúdos evidenciados pelos professores e qual o real intuito de estudar História e como tem influências em nossas ações perante os acontecimentos do contexto social, propondo uma História focada nas relações sociais e descentralizada dos conteúdos em datas e heróis nacionais. Desta forma o presente estudo objetiva refletir sobre a importância do ensino de História nas Series Iniciais do Ensino Fundamental que contribua para a construção de um aluno critico e reflexivo acerca dos fatos e acontecimentos da realidade. Assim procedeu-se uma investigação através de estudo de caso com alunos de uma escola pública em Parnaíba-PI e com questionários semiestruturados com os professores. A análise dos dados evidenciou uma disciplina sem atrativo pelos alunos e sem formação crítica a respeito do aluno com ser histórico em sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO" "palavra_chave" => "Séries iniciais, . ensino, História, Aluno" "idioma" => "Português" "arquivo" => "b0d981e191570f5b3b0c101b57bd7527_1704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZIO JOSE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EZIO SOUZA" "autor_email" => "ezzio343@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 188 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 782 "inscrito_id" => 1704 "titulo" => "REFLEXÃO E FORMAÇÃO DE CONSCIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PARNAIBA-PI" "resumo" => "O Ensino de História nas Series Iniciais do Ensino Fundamental, perpassa por uma metodologia voltada para um ensino sem criticidade dos fatos ocorridos e abordados, baseados em datas e heróis históricos, assim formando os alunos meros reprodutores históricos, sem que haja uma criticidade dos fatos e não tornando os mesmos seres capazes de refletir sobre ações e decisões dentro do contexto social. As reflexões deste trabalho incidem acerca da importância do ensino de História nas séries inicias do Ensino Fundamental, perpassando pela prática e conteúdos evidenciados pelos professores e qual o real intuito de estudar História e como tem influências em nossas ações perante os acontecimentos do contexto social, propondo uma História focada nas relações sociais e descentralizada dos conteúdos em datas e heróis nacionais. Desta forma o presente estudo objetiva refletir sobre a importância do ensino de História nas Series Iniciais do Ensino Fundamental que contribua para a construção de um aluno critico e reflexivo acerca dos fatos e acontecimentos da realidade. Assim procedeu-se uma investigação através de estudo de caso com alunos de uma escola pública em Parnaíba-PI e com questionários semiestruturados com os professores. A análise dos dados evidenciou uma disciplina sem atrativo pelos alunos e sem formação crítica a respeito do aluno com ser histórico em sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "30 - DIDÁTICA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO" "palavra_chave" => "Séries iniciais, . ensino, História, Aluno" "idioma" => "Português" "arquivo" => "b0d981e191570f5b3b0c101b57bd7527_1704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EZIO JOSE SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EZIO SOUZA" "autor_email" => "ezzio343@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }