Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a Educação Escolar numa perspectiva de convivência no Semiárido Brasileiro. Apoiando-se nas discussões e reflexões bibliográficas de autores como FERREIRA e MARTINS, que norteiam essa temática como algo relevante e notório para o estudo no contexto da escola. Pertinentemente, esses estudos por meio de conteúdos sobre o Semiarido proporcionam entre natureza e educação, um contexto de análise e estudos baseados nas mudanças no decorrer do tempo. Pois, é nesse ocorrido que a educação contextualizada no processo ensino aprendizagem acontece dentro do contexto escolar e no dia a dia em sala de aula, através do currículo proporcional a uma aprendizagem significativa acerca do Semiárido Brasileiro, valorizando o lugar onde o aluno está inserido. Este tipo de educação não pode ignorar o conhecimento prévio do aluno, nem tão pouco a relevância cultural de onde vivemos. No entanto, é um processo continuo para o crescimento pessoal e coletivo. Outro fato importante é que algumas escolas do sistema de ensino de Cajazeiras - PB estão inseridas no Projeto da RESAB (Rede de Educação do Semiárido Brasileiro), para que possamos assim contribuir de forma significativa nas práticas educativas relacionando a organização dos contextos no processo de aprendizagem.