Este artigo é fruto da disciplina Práticas Pedagógicas Programadas III (PPP’s), do 4º período de do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação, Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e orientado pela professora desta universidade, assistente II, Sheyla Fontenele. Com o objetivo de identificar as iniciativas da ação pedagógica de alfabetizar e letrar jovens e adultos no bojo da história passada aos dias de hoje. O texto compreende três momentos. O primeiro apresenta uma breve discussão sobre a história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil (EJA). O segundo abordará considerações sobre a distinção dos termos alfabetização e letramento, e reflexões destes contextos na visão de Freire. O último momento é marcado pelos resultados de uma breve pesquisa de campo visando conhecer um pouco das “falas” de uma professora e uma alfabetizanda do Programa Brasil Alfabetizado no município de Ereré/Ceará (CE) para verificar o resultado da ação do referido programa do ponto de vista do ensino e da aprendizagem. Para a realização deste artigo, utilizamos como procedimento de coleta dos dados uma entrevista com questões semi-abertas. Nos respaldamos teoricamente nos estudos de Albuquerque (2010); Freire (1996); Gadotti (2003); Macedo (2008); Soares (2008). Mediante as análises e estudos realizados pode-se compreender que as iniciativas pedagógicas de alfabetização proporcionam aos alfabetizandos a oportunidade de se alfabetizar ou dar continuidade aos seus estudos, mas que ainda estamos distantes de alfabetizar para o letramento, a fim de minimizar os índices do analfabetismo funcional em nosso país.