O trabalho ora apresentado teve como objetivo fazer uma breve análise de nosso período de regência para integralização da disciplina de Estágio em Literatura – Ensino Fundamental na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, em uma turma que contemplou 6º, 7º e 8º anos. Apresentamos uma pequena conceituação histórica e estrutural do cordel, nosso objeto principal de trabalho na regência, além do que contemplamos um pouco da ação do professor em sala de aula. Nossa regência se baseou na apresentação dos textos de cordel e em aulas expositivo-dialogadas visando à análise das obras e aplicação aos contextos de vivência dos alunos. Baseamos tanto nossa escrita do presente artigo como também o trabalho efetivo em sala de aula em alguns teóricos como Cosson (2009), no que concerne ao letramento literário, além de Pinheiro (2007), no que diz respeito a poesia tratada em sala de aula, dentre outros autores que também versam sobre literatura e esta aplicada ao ensino. Houve alguns percalços tanto de ordem infraestrutural quanto de ordem interpessoal, mas conseguimos ministrar as aulas e tivemos participação de grande parte da turma, fazendo com que pudéssemos realizar um trabalho satisfatório mesmo com o tempo reduzido como é o do estágio, que está estimado em 10 (dez) horas/aula. Também pudemos perceber que o cordel é um meio que chama muito à atenção os alunos e provoca sensações a partir da leitura literária, no que concerne tanto a sua estrutura como no modo como se lê as histórias que são narradas poeticamente no gênero.