Em sua atividade docente o professor precisa encontrar a melhor forma de adequar sua prática a um ensino de literatura que promova o aprendizado do aluno pelo contato com os textos literários, contribuindo para a formação de leitores críticos. Nesse sentido, é preciso atentar não só para a condição literária do texto, mas também para sua configuração sócio histórica, ou seja, para a relação, direta ou implícita, do texto com as questões humanas, sejam elas de ordem psicológica, política, cultural, etc. Assim, ao fazer um trabalho equilibrado com todas as ordens de escritas literárias, sejam textos eruditos ou populares, o docente enriquece o seu processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, uma vez que direciona os alunos para a observação e valorização das variadas manifestações literárias existentes, e os incentiva a refletir sobre os papeis sociais e históricos ali inseridos. Objetivando fazer com que os alunos refletissem a respeito da “representação” da mulher nos textos literários levamos para a sala de aula, no âmbito de Estágio Supervisionado, textos de escritores Românticos, que traziam uma visão mais idealizada e preconcebida sobre a figura feminina, em contraponto com escritas de autores do mesmo movimento e de linhas contemporâneas, que apresentavam uma configuração identitária feminina mais humana e autônoma. Para tal, estudamos em sala de aula poemas de Álvares de Azevedo, Castro Alves, Manoel Bandeira, entre outros.