As narrativas de Bartolomeu Campos Queirós são, em grande parte, evocativas da memória. A obra Por Parte de Pai, de sua autoria, apresenta o viés memorialístico como elemento norteador que, envolto em uma linguagem repleta de poeticidade, consegue atrair e encantar diversos públicos, inclusive os mais jovens. Ancorando-se nas premissas do letramento literário, isto é, pensando na construção de sentidos que os alunos podem alcançar mediante o contato com o texto literário, este trabalho propõe uma atividade didática capaz de viabilizar a leitura concreta da obra Por Parte de Pai. Entendendo a leitura como resultado de uma interação, em que autor e leitor dialogam mediados pelo texto, e como uma atividade social, visto que é permeada pelas convenções comunicativas de uma comunidade, escolhe-se como proposta didática a construção de uma sequência didática básica, sugerida por Rildo Cosson em seu livro Letramento literário: teoria e prática (2014). Sistematizada a fim de motivar os alunos à leitura, a sequência didática constitui-se de quatro etapas: motivação, preparação do aluno para entrar no texto; introdução, apresentação do autor e da obra; leitura, contato direto com o texto, momento composto de intervalos para averiguação da leitura; e interpretação, construção do sentido do texto por parte do aluno. Ademais, além de possibilitar aos alunos a experiência de se apropriarem dos significados inerentes à obra em questão, essa atividade também se propõe a romper com a aplicação de textos canônicos no ensino de Literatura Infanto-juvenil, ampliando, desse modo, as possibilidades do fazer literário na sala de aula.