Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), que presumem como um dos objetivos do Ensino Fundamental que o aluno seja capaz de reconhecer e valorizar a pluralidade sociocultural que compõe o Brasil assimilando práticas político-cidadãs de respeito a esta diversidade, de ordem individual ou coletiva, que o presente trabalho volta-se para a sala de aula e contempla como este postulado pode ser aplicável às aulas de Literatura Infantil. A este propósito, analisaremos o livro Menina Bonita do Laço de Fita, da autora Ana Maria Machado, e a temática racial empreendida nele por meio da construção dos personagens no enredo a partir dos recursos linguísticos, textuais e imagéticos utilizados para compor no leitor infantil a idealização da menina negra, considerando suas características físicas, como algo positivo, passivo de admiração, e não inferiorizado. Mediante este estudo, sugeriremos uma Sequência de Atividades, visando primordialmente, articular o proposto no documento as discussões suscitadas com a obra. Para tal estudo, nos pautaremos nos autores: Aguiar (2001); Brasil (1997); Castilho (2004); Dória (2008); Khéde (1990); Machado (2011); Miguez (2000); Oliveira (2009); Zilberman e Magalhães (1984).