Com a determinação das leis 10.639/03 e 11.645/08, o estudo da cultura africana e indígena e sua contribuição para a formação da cultura brasileira, e bem antes, dos PCN’s (1997) apresentam como objetivos conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural do Brasil e de outros povos, tornando-se necessário o trabalho em sala de aula sobre a cultura e história afro-brasileiras, cultura essa que abrange um número bastante considerável de alunos afrodescendentes do ensino básico (AQUINO, 2006) estreitando possibilidades de convergências entre aspectos africanos e brasileiros (EVARISTO, 2015) e sistematizando metodológica e curricularmente o estudo desse assunto por parte da equipe docente. Sob o aporte teórico dos Estudos Culturais (SAMUEL, 1985), dos conceitos de Identidade (LARAIA, 2004) e da Construção da identidade em sala de aula (AQUINO, op. cit.), esse trabalho se propõe a investigar os discursos que constituem a identidade do negro em alunos do ensino fundamental II de uma escola da rede pública de ensino a partir de um estudo sistematizado de livros da literatura africana. A experiência mostra inicialmente que a sala de aula é um espaço em que a construção da identidade negra deve ser encarada como construção afirmativa da identidade dos alunos.