Resumo: O presente estudo tem como intuito refletir sobre a importância da leitura literária no âmbito de sala de aula como propulsora na formação de leitores, partindo do trabalho com o conto A cartomante do escritor Machado de Assis transformado em versos de cordel pelo poeta Antonio Barreto. A exploração dos diálogos entre o “erudito” da obra machadiana e o “popular” do reconto da trama em versos de cordel através da mediação do professor apresenta-se, nesta pesquisa, como proposta de aproximação do educando com o texto literário, tendo em vista que experiências de trabalho semelhantes a esta têm se desenvolvido de forma exitosa no que se refere ao processo de formação do leitor crítico, sensível e reflexivo. Para tratar da prática da leitura literária no contexto escolar, utilizaram-se como suporte teórico deste estudo algumas ideias defendidas por Cosson (2009), Silva (2008) e Colomer (2007); aspectos gerais do gênero conto, com ênfase no conto machadiano, estão fundamentados em Moisés (2006) e Gotlib (2006); os diálogos entre as duas versões em estudo foram tratados, retomando ideias defendidas por Kristeva (1974), Genette (2010) e Carvalhal (2006); e, finalmente, a abordagem da leitura do cordel na escola foi feita inserindo-se em reflexões de Abreu (2006; 2004), Alves (2011) e Marinho e Pinheiro (2012).