A literatura africana de língua portuguesa vem ganhando notoriedade depois de muitos anos de luta e de um processo que buscava mostrar a cultura e a história dos negros no ensino nas escolas. Uma grande conquista foi caracterizada como marco fundamental na trajetória das lutas antirracismo e pela democratização do ensino, a aprovação da lei 10.639/2003 que completou 13 anos em 2016. Nosso trabalho nasce, então, a partir de leituras realizadas na disciplina literaturas africanas de língua portuguesa e pretende mostrar as diferentes temáticas abordadas por poetas africanos de diferentes países presentes no livro Poesia Africana de Língua Portuguesa (Antologia) organizado por Apa, Barbeiro e Dáskalos (2012). Sendo assim, observaremos quais temas predominam nos poemas dos poetas de Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, e mostraremos a sua relevância no cenário da literatura, tanto para uma melhor apreensão e conscientização dos alunos em relação à história e à cultura negra, quanto para os professores um aprimoramento histórico olvidado por muitos anos na literatura brasileira. Sabendo que o ensino de poesia é de extrema importância e pode trazer benefícios como o prazer pela leitura, a reflexão, a criatividade e, nesse caso, aproximação entre a história e cultura africanas, também apresentaremos uma sequência didática de ensino dos poemas, que servirá de sugestão para o trabalho destes em sala de aula. Para esta pesquisa, nos fundamentaremos nos trabalhos de Caetano (2007), Oliveira (2009), Santos (2009), Martin e Moraes (2011), dentre outros.