ALVES, Karla Heloisa Albuquerque. O lugar da poesia na educação infantil. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/26061>. Acesso em: 22/11/2024 04:12
A experiência com o estético, segundo as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil 2010, é um dos princípios que devem nortear as propostas pedagógicas desse nível de escolarização, ela compreende as diversas manifestações artísticas e culturais de base criativa, lúdica, sensível e de liberdade de expressão.A poesia infantil é uma das formas de arte que pode adentrar o universo estético através da ludicidade, sonoridade, lirismo, aspecto gráfico e visual. No entanto, assim como nos anos iniciais, a poesia tem estado à margem das escolas ou quando trabalhada perpassa antes pelo pretexto do conteúdo ou fins moralizantes, desconstruindo o caráter estético e da fruição dos sentidos, tão importantes no trabalho com o gênero. Nesse sentido, a pesquisa em andamento, objetiva refletir o trabalho pedagógico com a educação infantil, através da poesia infantil e perceber o uso ou não da poesia infantil em uma creche, do município de Lagoa Seca-PB, a partir de suas metodologias didáticas no envolvimento com o gênero e com a criança, além de mostrar a importância de se trabalhar com o gênero literário para ampliação e percepção de mundo dos pequenos. Metodologicamente foram aplicados questionários e entrevistas que servirão como base para a nossa análise de dados que serão estudados em confronto com os postulados teóricos de Cunha(2012), Pinheiro(2007), Vasconcelos(2011), Jauss(2002).