Resumo: A leitura dos textos literários evidencia-se como uma instância de conhecimentos que amplia saberes e proporciona o contato com a arte da palavra e a estética do artista. Desse modo, consideramos a potencialidade das obras literárias na formação de sujeitos críticos e autônomos. O referido trabalho objetiva problematizar no texto literário os eventuais diálogos estabelecidos entre o texto e a ilustração a partir da relação formativa mencionada, discutindo o contexto e a importância da literatura infanto-juvenil na prática da leitura. Na condução de nossos estudos, recorremos aos teóricos e pesquisadores da área da Literatura Infanto-juvenil, como: Camargo (1995), Coelho (2000), Colomer (2007), Cosson (2007), Zilberman (2003), entre outros, na análise do livro “Diário de um banana: As memórias de Greg Heffley” do escritor e ilustrador Jeff Kinney. Em nossa pesquisa constatamos que o deslocamento narrativo para a imagem nos textos literários tende a proporcionar uma leitura prazerosa, envolvente, pois, a inter-relação entre texto escrito e a imagem intensifica o interesse do público infanto-juvenil em ler o texto e interagir com obra.