A NARRATIVA VERBO-IMAGÉTICA EM “O DIÁRIO DE UM BANANA: AS MEMÓRIAS DE GREG HEFFLEY PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO LEITORA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25874 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "A NARRATIVA VERBO-IMAGÉTICA EM “O DIÁRIO DE UM BANANA: AS MEMÓRIAS DE GREG HEFFLEY PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO LEITORA" "resumo" => "Resumo: A leitura dos textos literários evidencia-se como uma instância de conhecimentos que amplia saberes e proporciona o contato com a arte da palavra e a estética do artista. Desse modo, consideramos a potencialidade das obras literárias na formação de sujeitos críticos e autônomos. O referido trabalho objetiva problematizar no texto literário os eventuais diálogos estabelecidos entre o texto e a ilustração a partir da relação formativa mencionada, discutindo o contexto e a importância da literatura infanto-juvenil na prática da leitura. Na condução de nossos estudos, recorremos aos teóricos e pesquisadores da área da Literatura Infanto-juvenil, como: Camargo (1995), Coelho (2000), Colomer (2007), Cosson (2007), Zilberman (2003), entre outros, na análise do livro “Diário de um banana: As memórias de Greg Heffley” do escritor e ilustrador Jeff Kinney. Em nossa pesquisa constatamos que o deslocamento narrativo para a imagem nos textos literários tende a proporcionar uma leitura prazerosa, envolvente, pois, a inter-relação entre texto escrito e a imagem intensifica o interesse do público infanto-juvenil em ler o texto e interagir com obra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, TEXTO, ILUSTRAÇÃO, FORMAÇÃO LEITORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID227_22072016091945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA CRISTIANE TEODORO " "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "monykacristhiane@hotmail." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25874 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 227 "titulo" => "A NARRATIVA VERBO-IMAGÉTICA EM “O DIÁRIO DE UM BANANA: AS MEMÓRIAS DE GREG HEFFLEY PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO LEITORA" "resumo" => "Resumo: A leitura dos textos literários evidencia-se como uma instância de conhecimentos que amplia saberes e proporciona o contato com a arte da palavra e a estética do artista. Desse modo, consideramos a potencialidade das obras literárias na formação de sujeitos críticos e autônomos. O referido trabalho objetiva problematizar no texto literário os eventuais diálogos estabelecidos entre o texto e a ilustração a partir da relação formativa mencionada, discutindo o contexto e a importância da literatura infanto-juvenil na prática da leitura. Na condução de nossos estudos, recorremos aos teóricos e pesquisadores da área da Literatura Infanto-juvenil, como: Camargo (1995), Coelho (2000), Colomer (2007), Cosson (2007), Zilberman (2003), entre outros, na análise do livro “Diário de um banana: As memórias de Greg Heffley” do escritor e ilustrador Jeff Kinney. Em nossa pesquisa constatamos que o deslocamento narrativo para a imagem nos textos literários tende a proporcionar uma leitura prazerosa, envolvente, pois, a inter-relação entre texto escrito e a imagem intensifica o interesse do público infanto-juvenil em ler o texto e interagir com obra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, TEXTO, ILUSTRAÇÃO, FORMAÇÃO LEITORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID227_22072016091945.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA CRISTIANE TEODORO " "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "monykacristhiane@hotmail." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }