O presente trabalho tem como objetivo analisar como a literatura pode utilizar os quadrinhos como forma de aproximação da faixa infanto-juvenil. O recorte de pesquisa são quadrinhos que reutilizam obras já renomadas e as reinventando dentro da modalidade. Utilizamos da obra “Helena”, uma adaptação feita por um estúdio de quadrinhos chamado Studio Seasons que é uma obra oriunda de Machado de Assis como referência central desta problemática. Pela releitura utilizamos do estilo japonês mangá que trouxemos para abordar as características do gênero. Takashima (2011) diz que os mangás são histórias em quadrinhos japonesas, que fazem parte da cultura popular do Japão, sendo consumidos diariamente por milhares de pessoas. Com a atual ascensão da sua popularidade também no Brasil (Vasconcellos, 2003), é importante saber se apropriar dessa linguagem e aproximar o jovem da leitura, para isso, buscamos autores como Sato (1993); Fernandes (2002); e Frédéric (2008). Desta forma, analisamos a apropriação da linguagem visual na obra “Helena” junto a escrita, realizamos uma pesquisa qualitativa com um trabalho de campo onde foram entrevistadas 3 pessoas de diferentes níveis de escolarização (Ensino fundamental I; Ensino Fundamental II; Ensino Médio) da rede municipal e estadual de Roraima que auxiliaram na construção da pesquisa. Verificamos que a interlocução da linguagem visual do gênero mangá com a escrita literária, possibilita a construção de um canal de aprendizagem criando assim, nos novos leitores, o hábito pela leitura.