BARROS, Sanny Mielly Almeida De Moraes et al.. Completando o ensino de português. Anais VI ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25923>. Acesso em: 22/11/2024 05:23
Através da análise de livros como o Letramento Literário de Rildo Cosson e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, serão levantadas questões referentes ao ensino de literatura e língua dentro de sala de aula, além de possíveis soluções que podem ser analisadas para que possa haver um melhor aproveitamento dos alunos em aula no que se refere ao ensino de Português como um todo, que é exatamente a junção desses dois componentes curriculares (Gramática e Literatura), além do acréscimo de um terceiro componente não menos importante – Produção de texto – fazendo com que a aula e o aprendizado ocorra de forma mais integrada e completa, sem o escanteio de nenhuma das disciplinas – escanteio esse que a literatura costuma ficar. Com a carga literária advinda dessas referências bibliográficas citadas, podemos incrementar novas formas de ensino nas escolas públicas e visualizar o engajamento nas salas de aula desses componentes curriculares, aumentando o tempo que – por serem vistas de forma divida – acaba sendo pouco por – também – ter de ser dividido. Todas as propostas de gramática sendo adicionadas as de literatura – levando a realização da leitura de romances e textos de arte literária, porém ainda assim ocorrendo uma análise gramatical reflexiva e não apenas mecânica das obras – fazem com que ocorra o enriquecimento do aprendizado e, acima de tudo, aguçam o desenvolvimento crítico do aluno.