Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

TRANSIÇÃO DO LEITOR EM O MENINO QUADRADINHO: DE CRIANÇA A JOVEM

Palavra-chaves: O MENINO QUADRADINHO, FASES DA LEITURA, LEITOR Comunicação Oral (CO) GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26131
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 288
    "titulo" => "TRANSIÇÃO DO LEITOR EM O MENINO QUADRADINHO: DE CRIANÇA A JOVEM"
    "resumo" => "O presente artigo propõe fazer uma reflexão acerca das fases em que o leitor transita, desde sua infância até sua juventude e como corpus de referência para essa abordagem discutiremos a obra O menino quadradinho, de Ziraldo (2012). Para esse trabalho utilizamos as reflexões teóricas a respeito da natureza e das fases da Leitura presentes no livro Como incentivar o hábito de Leitura, de Richard Bamberger (1995) e também as reflexões teóricas presentes no livro Literatura infantil: teoria, análise, didática, de Nelly Novaes Coelho (2000). A finalidade desse trabalho é refletir como a obra O Menino Quadradinho mostra, de forma metafórica essas fases de transição, que há entre a fase leitora do infantil para o juvenil, a qual podem ser contempladas pela análise das ilustrações presentes no livro, e, posteriormente, pelas páginas que contém o texto em palavras, evidenciando a passagem dos livros que priorizavam só-imagem para livros que passam a abarcar e dar espaço ao texto verbal. Com esse trabalho destacamos a importância das ilustrações nas primeiras fases de leitura da criança e mostramos que, com o amadurecimento desse indivíduo, os livros vão diminuindo as ilustrações para dar lugar ao texto verbal. Isto posto, dividimos a nossa reflexão em três momentos: no primeiro instante apresentaremos a obra O Menino Quadradinho e justificaremos o motivo pelo qual a obra foi escolhida; em seguida, abordaremos o conceito e as fases da leitura, apresentando as reflexões teóricas; e, no terceiro momento, faremos a análise da obra e apontaremos as conclusões desse trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO"
    "palavra_chave" => "O MENINO QUADRADINHO, FASES DA LEITURA, LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID288_20062016210928.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCEILTON ALVES PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "ILTON PASSOS  "
    "autor_email" => "franceilton.passos@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26131
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 288
    "titulo" => "TRANSIÇÃO DO LEITOR EM O MENINO QUADRADINHO: DE CRIANÇA A JOVEM"
    "resumo" => "O presente artigo propõe fazer uma reflexão acerca das fases em que o leitor transita, desde sua infância até sua juventude e como corpus de referência para essa abordagem discutiremos a obra O menino quadradinho, de Ziraldo (2012). Para esse trabalho utilizamos as reflexões teóricas a respeito da natureza e das fases da Leitura presentes no livro Como incentivar o hábito de Leitura, de Richard Bamberger (1995) e também as reflexões teóricas presentes no livro Literatura infantil: teoria, análise, didática, de Nelly Novaes Coelho (2000). A finalidade desse trabalho é refletir como a obra O Menino Quadradinho mostra, de forma metafórica essas fases de transição, que há entre a fase leitora do infantil para o juvenil, a qual podem ser contempladas pela análise das ilustrações presentes no livro, e, posteriormente, pelas páginas que contém o texto em palavras, evidenciando a passagem dos livros que priorizavam só-imagem para livros que passam a abarcar e dar espaço ao texto verbal. Com esse trabalho destacamos a importância das ilustrações nas primeiras fases de leitura da criança e mostramos que, com o amadurecimento desse indivíduo, os livros vão diminuindo as ilustrações para dar lugar ao texto verbal. Isto posto, dividimos a nossa reflexão em três momentos: no primeiro instante apresentaremos a obra O Menino Quadradinho e justificaremos o motivo pelo qual a obra foi escolhida; em seguida, abordaremos o conceito e as fases da leitura, apresentando as reflexões teóricas; e, no terceiro momento, faremos a análise da obra e apontaremos as conclusões desse trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO"
    "palavra_chave" => "O MENINO QUADRADINHO, FASES DA LEITURA, LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID288_20062016210928.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCEILTON ALVES PASSOS"
    "autor_nome_curto" => "ILTON PASSOS  "
    "autor_email" => "franceilton.passos@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O presente artigo propõe fazer uma reflexão acerca das fases em que o leitor transita, desde sua infância até sua juventude e como corpus de referência para essa abordagem discutiremos a obra O menino quadradinho, de Ziraldo (2012). Para esse trabalho utilizamos as reflexões teóricas a respeito da natureza e das fases da Leitura presentes no livro Como incentivar o hábito de Leitura, de Richard Bamberger (1995) e também as reflexões teóricas presentes no livro Literatura infantil: teoria, análise, didática, de Nelly Novaes Coelho (2000). A finalidade desse trabalho é refletir como a obra O Menino Quadradinho mostra, de forma metafórica essas fases de transição, que há entre a fase leitora do infantil para o juvenil, a qual podem ser contempladas pela análise das ilustrações presentes no livro, e, posteriormente, pelas páginas que contém o texto em palavras, evidenciando a passagem dos livros que priorizavam só-imagem para livros que passam a abarcar e dar espaço ao texto verbal. Com esse trabalho destacamos a importância das ilustrações nas primeiras fases de leitura da criança e mostramos que, com o amadurecimento desse indivíduo, os livros vão diminuindo as ilustrações para dar lugar ao texto verbal. Isto posto, dividimos a nossa reflexão em três momentos: no primeiro instante apresentaremos a obra O Menino Quadradinho e justificaremos o motivo pelo qual a obra foi escolhida; em seguida, abordaremos o conceito e as fases da leitura, apresentando as reflexões teóricas; e, no terceiro momento, faremos a análise da obra e apontaremos as conclusões desse trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.