O objetivo deste trabalho é discutir os resultados das atividades propostas, no estágio docência para obtenção do título de mestre em Teoria da Literatura pelo PPGLI (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade), da UEPB. Na oportunidade, sob a orientação da Professora Doutora Rosângela Neres Araújo da Silva, propomos um minicurso intitulado “Ambientes socioculturais e étnicos da literatura infantojuvenil brasileira”, pautando-nos, primordialmente, na Lei 10.639/03 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Desse modo, refletimos acerca dos valores civilizatórios afro-brasileiros a partir do projeto A Cor da Cultura, e evidenciamos, através das obras “Bruna e a galinha d’angola” (Gercilga de Almeida), “Amanhecer Esmeralda” (Ferréz) e “Do outro lado tem segredos” (Ana Maria Machado), as contribuições da cosmovisão africana para a constituição da cultura brasileira, notabilizando como as políticas de ações afirmativas e a intervenção do FNDE podem contribuir com a desconstrução de estereótipos e preconceitos por meio da Literatura.