É sabido que o trabalho com o gênero antologia envolve um componente pedagógico, uma vez que implica em escolhas, critérios, orientações, propósitos; um desses aspectos diz respeito à formação de leitores na educação básica. Sabe-se, também, que são vários os critérios que norteiam a elaboração de antologias em literatura, mas um dos que mais se sobressai é o pedagógico. Nesse sentido, é seguro constatar a existência de uma vasta relação de antologias literárias publicadas nacionalmente, que tem como objetivos principais incentivar ou desenvolver o hábito pela leitura nos jovens em idade escolar. Nesta comunicação, discutiremos a dimensão da antologia e, mais precisamente, o “Suplemento de atividades” da antologia de poemas “Poesia do dia”, organizada por Sarmatz (2008). São abordados nesta pesquisa também outros aspectos que dizem respeito à elaboração e à possível aplicação em sala de aula dos itens do questionário que integra a antologia supracitada. Em relação aos aportes teóricos, utilizaremos Serrani (2010), Alves (2007, 2014); e, além desses, a crítica tecida ao Suplemento, elaborado por Nilson Joaquim da Silva, é amparada pelo material de avaliação de itens desenvolvido pela professora doutora Maria da Penha Casado Alves (UFRN). É importante mencionar, por último, que o trabalho aqui desenvolvido surgiu no âmbito acadêmico, durante a disciplina de Literatura Infanto-juvenil II (LET 0061), ministrada pelo professor doutor Henrique Eduardo de Sousa.