O presente trabalho expõe resultados de uma experiência de docência que utilizou a leitura literária de contos hindus e seus benefícios para a análise do objeto religião Hindu no âmbito do Ensino Religioso, com turmas do sétimo ano da Escola Municipal Francisco Varela Cavalcanti. Dialogamos com alguns autores para fundamentar nossas ações como Benevides (2011), Torres (2012), Goés (2010), Cosson (2014) e Eiade (2011). À luz do processo de letramento literário, descrevemos como ocorre o processo de leitura e apropriação dos contos em diálogo com a compreensão do simbolismo religioso do Hinduísmo. O conto escolhido foi Nachiquetas e Yama transcrito na obra Contos Hindus e Budistas, de Ananda K. Coomaraswamy e Irmã Nivedita. Foi realizada a leitura em grupo na sala de aula, acompanhada de propostas para a leitura individual em casa, por parte do aprendiz, além da provocação de uma discussão na sala e da construção de um painel relacionando o conto citado acima com a religião hindu. Nos resultados, listamos as dificuldades e os benefícios dessa ação leitora, refletindo sobre o êxito alcançado em termos de compreensão leitora.