Neste estudo buscamos refletir sobre a contribuição da contação de história no processo de formação de leitores no ensino fundamental, visto que além de excelente instrumento lúdico, capaz de transmitir valores morais com encanto e fantasia, é grande aliada no desenvolvimento do interesse pela leitura, e consequentemente, formação de leitores competentes linguisticamente. Partindo desse pensamento, o presente trabalho busca analisar as contribuições que a contação de história traz ao professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando esclarecer como o professor pode apresentar essas histórias em suas aulas, com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura, o conhecimento e a apropriação de uma linguagem adequada. A pesquisa justifica-se por ampliar os estudos acadêmicos, já que possui enfoque na relação professor e aluno, como também, sua contribuição social, já que as histórias estreitam laços, ampliam conhecimentos, e humanizam relações. Diante do exposto, conclui-se que a contação de histórias é ferramenta imprescindível para formação de leitores, devendo ser fomentada e valorizada como prática escolar que potencializa a imaginação, a linguagem, a interação social, a memória, a leitura, dentre muitas outras habilidades.