A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25840 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Neste estudo buscamos refletir sobre a contribuição da contação de história no processo de formação de leitores no ensino fundamental, visto que além de excelente instrumento lúdico, capaz de transmitir valores morais com encanto e fantasia, é grande aliada no desenvolvimento do interesse pela leitura, e consequentemente, formação de leitores competentes linguisticamente. Partindo desse pensamento, o presente trabalho busca analisar as contribuições que a contação de história traz ao professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando esclarecer como o professor pode apresentar essas histórias em suas aulas, com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura, o conhecimento e a apropriação de uma linguagem adequada. A pesquisa justifica-se por ampliar os estudos acadêmicos, já que possui enfoque na relação professor e aluno, como também, sua contribuição social, já que as histórias estreitam laços, ampliam conhecimentos, e humanizam relações. Diante do exposto, conclui-se que a contação de histórias é ferramenta imprescindível para formação de leitores, devendo ser fomentada e valorizada como prática escolar que potencializa a imaginação, a linguagem, a interação social, a memória, a leitura, dentre muitas outras habilidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD4_SA5_ID1010_22072016191859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELLINE OLIVEIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "EVELLINE" "autor_email" => "evellineoliveira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25840 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 1010 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Neste estudo buscamos refletir sobre a contribuição da contação de história no processo de formação de leitores no ensino fundamental, visto que além de excelente instrumento lúdico, capaz de transmitir valores morais com encanto e fantasia, é grande aliada no desenvolvimento do interesse pela leitura, e consequentemente, formação de leitores competentes linguisticamente. Partindo desse pensamento, o presente trabalho busca analisar as contribuições que a contação de história traz ao professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental, buscando esclarecer como o professor pode apresentar essas histórias em suas aulas, com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura, o conhecimento e a apropriação de uma linguagem adequada. A pesquisa justifica-se por ampliar os estudos acadêmicos, já que possui enfoque na relação professor e aluno, como também, sua contribuição social, já que as histórias estreitam laços, ampliam conhecimentos, e humanizam relações. Diante do exposto, conclui-se que a contação de histórias é ferramenta imprescindível para formação de leitores, devendo ser fomentada e valorizada como prática escolar que potencializa a imaginação, a linguagem, a interação social, a memória, a leitura, dentre muitas outras habilidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, FORMAÇÃO DE LEITORES, LITERATURA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD4_SA5_ID1010_22072016191859.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELLINE OLIVEIRA DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "EVELLINE" "autor_email" => "evellineoliveira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }