Considerando-se a importância de se trabalhar questões ligadas à cultura afro-brasileira, na educação básica, conforme prevê a Lei Federal Brasileira de número 10.639/03, e no âmbito da formação inicial de professores, sabemos da necessidade de discutir essas questões no ensino da língua francesa, desde a infância, mesmo em contexto exolíngue. Por essas razões, o presente trabalho tem o propósito de analisar o poema Kassala, da escritora congolesa Faïk-Nzuji, focalizando o ensino da língua francesa para crianças. Assim, destacamos no poema aspectos temáticos como a identidade e a beleza africana, bem como elementos estruturais, tais como a métrica e o ritmo (VAILLANT, 2011), explorando-se, dessa maneira, a musicalidade do poema no ensino infantil dessa língua estrangeira. Este trabalho tem caráter teórico-metodológico, pois além de refletir sobre as questões que lhe são oportunas, busca também sugerir uma proposta de trabalho com a poesia, enfatizando-se a abordagem de questões étnico-raciais desde a infância. Para isso, apoiamo-nos em Nóbrega (2015) e em estudos que mostram o quanto é importante que essa temática seja trabalhada no âmbito do ensino do francês como língua estrangeira na infância (FLORÊNCIO; PINHEIRO-MARIZ, 2014; 2015). Por fim, a partir do poema supracitado, propomos caminhos para a sua abordagem em sala de aula no ensino para crianças.