Esta pesquisa, em andamento, investiga as relações dos professores de Araguaína-TO com os seus saberes, mostrando como esses se inscrevem nas histórias de vida e como são construídos ao longo da carreira docente. Os sujeitos desta pesquisa são quatro professores(as) em atuação na educação básica de Araguaína-TO, com formação superior na área de Ciências Humanas (Geografia, História, Letras e Pedagogia), que iniciaram a atuação em sala de aula a partir de 1996, ano da criação da atual Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 que, em seu bojo, trouxe modificações relevantes para a educação brasileira. Este trabalho apoia-se uma abordagem qualitativa, utilizando as metodologias História Oral e pesquisa-formação, dialogando com os seguintes referenciais teórico-metodológicos: Charlot (2000; 2005), Haesbaert (2007), Josso (2004; 2007), Nóvoa (2000; 2008), Portelli (1996; 2001), Tardif (2011), Thompson (1992) e Tuan (1980).